Agrião d´água

Nomes populares: Agrião d´água, agrião-aquático, agrião-do-rio O agrião, uma verdura oriunda do sudeste da Ásia e utilizada há muito tempo na Europa, é considerado um dos vegetais mais nutritivos.

Além de ser considerado uma das principais fontes de vitamina A, é rico em vitamina C, sais minerais como o iodo, enxofre, fósforo e possui mais ferro que a couve e o espinafre. Verdura de sabor ligeiramente amargo e bem popular na mesa do brasileiro, consumido geralmente sob a forma de salada ou em pratos.

O agrião é um excelente antiinflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. Ele também age contra um mal bem moderno: a nicotina – ainda que, claro, nenhuma planta apague de vez os seus estragos. Indicações: Diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse. A simples digestão do agrião libera substâncias expectorantes que ajudam a limpar as vias respiratórias.

Pode ser consumido em saladas, batido em sucos ou tomado em chás (uma colher de sopa de folhas secas para uma xícara de chá de água fervente, três vezes ao dia) 18

Contraindicações – Por ser abortiva, a infusão de agrião não deve ser consumida por grávidas. Além disso, o excesso costuma irritar a mucosa do estômago e as vias urinárias. Não deve ser ingerido por quem tem úlceras e doenças renais inflamatórias.

FONTE. Plantas e Frutos com Propriedades Medicinais mais utilizadas no dia a dia. Autores: Ricardo Santos Simões Luciana de Oliveira Bruno Leandro Sabará de Mattos.

meuip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *