SUGESTÕES DE TRABALHOS PARA PESSOAS IDOSAS.
A metodologia de trabalho vai depender da dinâmica de cada grupo e pode ser realizadas através de:
Encontros – Os encontros podem acontecer de forma quinzenal ou mensal e com programação dinâmica para não cansar a pessoa idosa.
Palestras – Rápidas palestras educativas com profissionais de diversas áreas. O tempo de concentração da pessoa idosa vária entre 20 e 30 minutos no máximo.
Oficinas de trabalhos manuais – Promover oficinas para aprendizado e venda dos trabalhos manuais produzidos pela pessoa idosa.
Oficinas culturais – Motivar a participação nas oficinas como: canto coral, quarteto, dueto, instrumental, teatro, jogral, orquestra, entre outros.
Lazer – Realizar passeios, excursões e viagens de lazer aproveitando os incentivos oferecidos pelo Governo. Assim como promover jogos recreativos, brincadeiras, gincanas compatíveis com as condições da pessoa idosa e a dinâmica de grupo.
Koinonia – Incentivar junto ao Conselho a criação de uma Koinonia da Pessoa Idosa a fim de dar assistência ao grupo e ajudar no resgate da autoestima e valorização na fase do envelhecimento.
Ferramenta 10 – Compartilhando Ações: Igreja Presbiteriana de Patrocínio – MG. Um dos objetivos da Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (REPAPI) é a troca de experiências.
Ferramenta 09 – Voluntários da Pessoa Idosa. O objetivo desta ferramenta é utilizar os profissionais liberais membros da igreja das áreas de advocacia, medicina, educação, psicologia e outras para visitar e/ou acompanhar pessoas idosas em suas necessidades sem ônus para os mesmos. Como a pessoa idosa é muito agradecida certamente àqueles que se envolverem com essa ferramenta terão seus nomes lembrados nas orações.
Ferramenta 08 – Ampliando a Comunhão. As pessoas idosas tem facilidade de socialização por isso não deve ficar de fora das atividades da igreja como: acampamento, passeio, jantar, lazer, viagem, etc.
Ferramenta 07 – Cuidando da Acessibilidade. O objetivo desta ferramenta é proporcionar o exercício da socialização e cidadania através das edificações das igrejas melhorando a acessibilidade no templo, nos anexos; e cuidar para que não haja acidentes no recinto da igreja.
Ferramenta 06 – Produzindo Frutos. O objetivo é motivar a pessoa idosa a visitar as ILPIs; oportunizar a pregação e o ensino na Escola Dominical; realizar reunião periódica; interagir por telefone; convidar para a distribuição da ceia.
Ferramenta 05 – Respeitando a pessoa idosa. O objetivo é criar um espaço para noticiar acontecimentos de interesse do segmento como: mural, boletim, etc. assim como desenvolver campanha para melhorar a imagem e o respeito pela pessoa idosa; promover a interação com toda a Igreja e evitar infantilizar a pessoa idosa.
Ferramenta 04 – Ampliando o Saber. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura a fim de ampliar o saber através de textos impressos ou digitalizados; criar espaço ou momento literário na igreja ou residências.
Ferramenta 03 – Micro Empreendedor. O objetivo é ensinar a fabricação de produtos artesanais como objetivo de melhorar a renda familiar a partir de bazar ou baratilho organizado pela Igreja ou das Forças de Integração.
Ferramenta 02 – Agentes da Evangelização. O objetivo é organizar dupla para mapear e visitar as residências circunvizinhas ao templo divulgando através de impressos o trabalho da Igreja.
Ferramenta 01 – Semeadores da Palavra. O objetivo é semear a Palavra de Deus aos pecadores. Cinco passos: preparar o terreno, conhecer as sementes, semear no tempo certo, regar periodicamente e colher os frutos.