Alcachofra

A alcachofra, planta originária da Europa (região do Mediterrâneo) é cultivada como alimento e planta medicinal. Como tem origem em climas temperados, se adapta melhor nas regiões mais ao sul do Brasil.

Ela apresenta propriedades terapêuticas das quais podemos nos beneficiar por meio do chá de alcachofra. Pode ser utilizada: Folhas, brácteas (cabeça) e raízes.

Indicação: reduz problemas digestórios, emagrecimento, potente diurético, desintoxicante e depurativo que limpam o organismo, eliminando as toxinas, gorduras e líquidos em excesso. Pode ser utilizado em casos de problemas no fígado, porque ajuda a desintoxicar o órgão, reduzindo os sintomas. Também é laxativo, prevenindo a constipação intestinal

Como usar: Chá – 3 colheres (sopa) de folhas secas de alcachofra; 1 litro de água, ou 1 g de folhas secas para 150 ml de água.

Suco de alcachofra basta bater no liquidificador quantidades iguais de flores e folhas de alcachofra com um pouquinho de água e beber pelo menos uma xícara antes das refeições. Esse suco é uma boa opção para desintoxicar o fígado. Pode ser usada na Salada.

Contraindicação: Não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Pessoas que tenham pedras na vesícula ou nos rins, problemas hepáticos (insuficiência hepática, hepatite, câncer hepático etc). Também não devem fazer uso em casos de tratamento com anticoagulantes, pessoas que fazem uso de medicamentos para o colesterol, que sofram com azia, hiperacidez, entre outros.

Antes de começar tratamento com alcachofra, procure um médico, para evitar complicações futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *