Brasil – Sete milhões de idosos estão inseridos no mercado de trabalho

Carrousel, Últimas Notícias

Mais de 7 milhões de idosos estão inseridos no mercado de trabalho no Brasil
Publicado por Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região

O número de pessoas com mais de 60 anos a procura de emprego também alcançou altos patamares no país. Reportagem especial do Jornada mostra histórias de trabalhadores que ainda têm muito a contribuir, mesmo estando na terceira idade.
O percentual de pessoas acima dos 60 anos que compõem a força de trabalho aumentou no Brasil nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já são 7,2 milhões de idosos trabalhando e outros 7,5 milhões em busca de emprego. O envelhecimento gradativo da população tem demandado novos desafios para o país e a reportagem especial do Jornada foi atrás de histórias que retratam esse cenário de gente que conseguiu voltar ao mercado de trabalho, bem como de empresas que repensaram suas atitudes na hora de contratar.
A técnica em enfermagem Januaceles da Silva, de 60 anos, é uma dessas que resolveram arregaçar as mangas e procurar um emprego. Ela foi contratada por uma clínica que cuida de idosos e que dá prioridade à contratação de funcionários mais velhos. Depois de muitos “nãos”, ela pretende continuar na ativa por muito tempo. “Enquanto eu tiver habilidade, estarei na luta”, diz.
A reportagem mostra também o relato de um garçom que se aposentou em 2008 e foi recontratado por um restaurante, cujo dono, de 83 anos, não abre mão da força de trabalho mais experiente. Outra entrevistada, a professora e gerontóloga Margô Gomes de Oliveira, apresenta os motivos principais que levam idosos a buscarem uma vida mais ativa por meio do trabalho. As empresas que aliam vivência e juventude conseguem melhores resultados? Assista ao Jornada pelo canal oficial do TST no Youtube e tire todas as dúvidas.

Fonte: TST/Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Imagem internet

Deixe uma resposta