Abacate

O abacate é uma planta nativa do México, Guatemala e Antilhas, mas com o tempo se espalhou pela América do Sul. Quando os primeiros europeus chegaram ao continente americano, o abacate já era largamente consumido e cultivado pelos povos pré-hispânicos desde a Antiguidade.

Segundo alguns estudiosos o abacate foi introduzido no Brasil no início do século 19, a arvore pode atingir 20 metros de altura. A polpa geralmente é consumida in natura, mas o caroço e das folhas se preparam chás.

Segundo Ricardo Santos Simões, autor do livro Plantas e Frutos com Propriedades Medicinais mais utilizadas no dia a dia.  “Usos indicados: regula a circulação sanguínea; reduz o colesterol (LDL); estabiliza a pressão arterial; combate colite nervosa; reduz o teor de açúcar no sangue; tem ação anti-inflamatória; regula os problemas de menstruação; melhora o aspecto da pele; fortalece o sistema imunológico; previne doenças cardíacas; tem ação antioxidante; melhora a digestão; é antidiarreico; previne tumores; alivia as dores articulares; combate a acidez estomacal e ajuda a diminuir o peso corporal”.

Como tudo que é usado como remédio tem contra indicações, é bom procurar um especialista antes de consumir qualquer tipo de chá, evitando problemas futuros com a saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *