04.03.2018 – Workshop em Piracicaba

Aconteceu, Carrousel

Piracicaba é um município localizado no interior do estado de São Paulo. Estar localizando ao noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 164 km. Tem uma área territorial de 1 400,000 km², com altitude de 547m ao nível do mar.   Em 2015, o IBGE estimou a população em 400 000 habitantes, sendo o 17º mais populoso de São Paulo.

O nome do município vem da língua tupi e significa “o lugar onde o peixe para”, referindo-se às quedas do Rio Piracicaba, que bloqueiam a migração (piracema) dos peixes.

Na sede a temperatura anual média é de 23,9 °C e tem uma vegetação predominante de mata atlântica. 97,3% da população vive na zona urbana. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2010 era de 0,785, considerado alto na classificação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Hoje Piracicaba possui o título da melhor qualidade de vida do país.

A população evangélica é estimada em 30% e possui quatro Igrejas Presbiterianas

População de idosos passa dos 50 mil em Piracicaba, cresceu 230% o número de idosos.

Dados mostram o crescimento da população idosa em Piracicaba onde vivem aproximadamente 60 mil idosos. Em 1980 o município tinha uma população idosa estimada em 15.300 habitantes, e teve um crescimento de 231,5% nestes últimos anos.

“É importante observar que Piracicaba tem um grande número de idosos com mais de 75 anos, os idosos longevos. Temos 13,59% da população com mais de 60 anos”, aborda a presidente do Conselho. Segundo o Ipplap, são 16.440 idosos de 60 a 64 anos; 12.116 (entre 65 e 69 anos); 8.689 (de 70 a 74 anos) e 13.378 a partir de 75 anos de idade. Sabe-se que continuam na ativa 1.337 idosos a partir de 65 anos de idade, segundo a presidente do Conselho do Idoso.

Começou nesta sexta feira o Workshop da Terceira Idade: Envelhecimento Consciente, nas instalações da Igreja Presbiteriana de Piracicaba em São Paulo, que é pastoreada pelo Rev. Erasmo José.
A palestra de abertura foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Terceira Idade da Igreja Presbiteriana do Brasil, que a palestra “Auto estima e o Envelhecimento”.
No sábado o Workshop começou as 14h com a oficina prática de saúde a participação dos alunos de Enfermagem da Faculdade Anhanguera de Piracicaba, que aferiu a pressão arterial e o índice de glicose dos participantes.
A oficina temática foi ministrada pelo Rev. Pinho Borges e versou sobre o Estatuto e os direitos da pessoa idosa, quando foi discutido os direitos. Os participantes receberam exemplares do Estatuto do idoso. Contamos a participação de pessoas de Limeira, Santa Bárbara do Oeste e Piracicaba.

No domingo, no horário da Escola Dominical em classe unica foi ministrada a oficina Envelhecimento. Diga não aos mitos e preconceitos e a o Rev. Pinho Borges ministrou a Palavra no Culto Vespertino

CONTINUA amanhã
mais fotos acesse
Fotos Workshop na IPB Piracicaba

Deixe uma resposta