Secretaria Nacional da Pessoa Idosa – 21 Anos

Secretaria Nacional da Pessoa Idosa – 21 Anos

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa (SNPI) da Igreja Presbiteriana do Brasil foi criada na Reunião Extraordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio, em 20 de julho de 1999, que aconteceu na cidade de Recife em Pernambuco com a nomenclatura de Secretaria Geral do Trabalho da Terceira Idade, com a finalidade de atender aos irmãos em processo de longevidade.

Na Reunião do Supremo Concílio em 2018, na cidade de Águas de Lindoia em São Paulo, o nome da secretaria passou a para Secretaria Nacional da Pessoa Idosa (SNPI), quando também mudou a nomenclatura de Secretário Geral para Secretário Nacional.

No Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e o Estatuto do Idoso uma pessoa é considerada idosa a partir dos 60 anos de idade.
O Brasil já é considerado um país idoso pelos índices da OMS e esse envelhecimento acontece em velocidade meteórica, e foi observado este crescimento que a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), sentiu a necessidade de organizar um trabalho de amplidão nacional a fim de trocar experiências exitosas de trabalhos pioneiros com pessoas idosas nas Igrejas Presbiterianas do Brasil.

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa se preocupa com a cidadania, a dignidade e a qualidade de vida da pessoa idosa da IPB, através de múltiplas atividades espirituais, recreativas, incentivando a organização da Repapi (Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa) nas igrejas da denominação.

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa tem a finalidade de desenvolver a consciência cidadã, harmonizar gerações, melhorar qualidade de vida, conscientizar pastores, presbíteros, diáconos, líderes, enfim, todos que fazem parte da Fé Presbiteriana e sem deixar de fora o protagonista desta história: a pessoa idosa.

 Para alcançar os objetivos a que esta Secretaria se propõe, a Bíblia será a fonte de inspiração. Os textos do Estatuto do Idoso e da Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (REPAPI) serão norteadores na luta para desenvolver entre os homens uma consciência cidadã e digna no reino de Deus.

A Secretaria Nacional da Pessoa Idosa tem como objetivos:

  • Incentivar a formação de grupos de pessoas idosas na comunidade local da IPB, incentivando e dando oportunidade de crescimento espiritual, social e intelectual;
  • Incentivar a criação de espaços para o desenvolvimento de atividades manuais e artesanais com programas que promovam orientação segura nas áreas de saúde, esporte, lazer e cidadania;
  • Promover a divulgação do Estatuto do Idoso para conhecimento dos direitos e deveres de cidadania da pessoa idosa;
  • Despertar na pessoa idosa e/ou pré idosa o reconhecimento de seus dons e talentos para serem usados no Reino de Deus como voluntário;
  • Incentivar a pessoa idosa a observar com que honra, dignidade e carinho ele é tratado na Palavra de Deus;
  • Motivar a criação de complexos de estrutura de cultura e lazer no âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil, para contribuir de maneira prática e efetiva para a qualidade de vida do idoso, tanto física, emocional e espiritual.

A Deus só a Glória.
Rev. Pinho Borges.
Secretário Nacional da Pessoa Idosa/IPB



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *