Preparo de canteiros

A sua horta pode ser pensada em diferentes formatos, desde o tradicional (retangular) que iremos detalhar abaixo, até canteiros redondos, em forma de mandala, entrelaçando culturas e caminhos.

Também em pequenos espaços como vasos, caixotes de madeira, hortas verticais em paredes, muros, etc.  O preparo dos canteiros tem a finalidade de facilitar a semeadura, deixando a terra bem solta e, principalmente, drenar o excesso de água.

Portanto, quanto mais úmido for o solo, mais altos devem ser os canteiros. Recomenda-se que a largura dos canteiros seja de 1 a 1,10 m. Se eles forem muito largos, o trabalho fica mais difícil. O comprimento pode variar conforme o espaço disponível. No entanto, canteiros com menos de 10 metros facilitam o trabalho na horta.

Os canteiros devem acompanhar as curvas do terreno (em nível), em todo seu comprimento e devem ter sempre a mesma altura. Isso evitará que as águas (chuva ou irrigação) formem erosão em sua horta. Quando não for possível identificar as curvas do terreno, construa os canteiros de forma que estejam perpendiculares às declividades do mesmo.

A altura dos canteiros pode variar entre 10 e 20 cm. Quanto mais úmido o solo, mais alto deve ser o canteiro.

file:///F:/001..EDI%C3%87%C3%83O/TEXTOS/5..Plantar%20e%20colher.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *