Produção de mudas

A produção de mudas é uma fase importante para o sucesso de sua horta. Elas são produzidas em viveiros, que podem ter várias formas. O importante é que sejam bem iluminados (luz solar nas primeiras horas da manhã, preferencialmente), arejados, abrigados de ventos fortes (especialmente do vento sul) e próximos de uma fonte de água.

A semeadura pode ser feita em pequenos canteiros ou em bandejas próprias para produção de mudas. O substrato para a produção pode ser uma mistura de composto (50%) e terra (50%). As bandejas devem ficar suspensas sobre um estrado de arame ou de bambu com no mínimo 50 cm de altura. Para as bandejas recém semeadas, deve-se aumentar a quantidade de sombra e, na medida em que as mudas vão se desenvolvendo, deve-se aumentar a exposição ao sol.

Quando semear, umedeça e cubra as bandejas com pano ou saco de estopa para manter a umidade. Observe a umidade e germinação diariamente. Quando a germinação iniciar, retire a cobertura das bandejas. Antes dessa fase, pode-se empilhar as bandejas para otimizar o espaço.

A disposição não deve ser mantida durante a germinação. Assim que começarem a germinar, coloque uma bandeja ao lado da outra. As mudas precisam ser irrigadas diariamente e podem precisar de aplicações de biofertilizante se apresentarem folhas amarelas.

Geralmente, as mudas estão prontas para o plantio quando apresentam de 4 a 5 folhas ou de 8 a 10 cm de altura. Se as mudas apresentarem caule longo e fino e sem coloração verde característica, pode estar faltando luz solar! É importante que o sol da manhã atinja diretamente as mudas.

Para as hortaliças, não é recomendável colocar as bandejas em piscina de água. Faça a esterilização das bandejas antes da semeadura. Utilize água sanitária ou hipoclorito de sódio a 5% diluído em água e mergulhe as bandejas nessa solução por 15 minutos. Após, retire e deixe secar. Não utilize bandejas molhadas para nova semeadura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *