Planos de Saúde terão reajustes suspensos por 120 dias

Planos de Saúde terão reajustes suspensos por 120 dias

(Publicado por Eduardo Barros) – A Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou nesta sexta-feira (21) a decisão de suspensão do reajustes nos contratos de planos de saúde por 120 dias. Tal medida foi tomada devido a pandemia do Covid-19, e será válida para todos os tipos de contratos de planos de saúde, sejam eles individuais, familiares, coletivos por adesão ou empresariais.

Segundo o agência reguladora, essa medida entrará em vigor em setembro deste ano e além de atender aos contratos de assistência médica em geral, também servirá para os contratos com cobertura odontológica.

Para os beneficiários que possuem um plano de saúde para idoso poderá ser um alívio de imediato a decisão da ANS, já que além de alguns problemas financeiros que a pandemia vêem causando, estes são os beneficiários que mais sofrem com reajustes nos planos todo ano, devido principalmente ao valor do plano já ser elevado para essa faixa de idade.

Entretanto, um risco que poderá ocorrer após o período de suspensão, é que haja problemas na hora de reequilibrar esses contratos de assistência médica. Pois poderá ocorrer que os beneficiários recebam os reajustes reatroativos devido ao período de suspensão, ao mesmo tempo que receberiam os reajustes anuais do ano seguinte.

Os diretores da Agência Nacional de Saúde informaram que apenas nos próximos meses poderão mensurar mais precisamente o resultado dessa decisão nos planos de saúde.

Por fim, vale ressaltar que os planos de saúde já vêem sofrendo com a pandemia devido ao aumento no índice de inadimplência dos beneficiários que beira o histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *