Palmas/TO – Pacientes padecem à espera de neurocirurgia e Defensoria volta a cobrar providências. A idosa Margarida Vieira Lima, de 66 anos, tem um tumor cerebral e aguarda procedimento cirúrgico desde o mês de novembro. Uma espera de quatro meses de espera, e não se sabe quando vai acabar. A idosa já tem mais de 30 dias de internação no Hospital Geral de Palmas, mas o caso dela não é único pelo menos noventa outros pacientes estão hospitalizado ou aguardam em suas residências o chamado hospitalar para os procedimentos cirúrgico.
Por conta desta situação a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) vem acompanhando estes pacientes inclusive com pedidos na Justiça de Tocantins na tentativa de resolução desta problemática.
No caso da Idosa Margarida ela já teve a cirurgia marcada e desmarcada várias vezes, como informou a família. Na última sexta-feira, (16), a idosa se preparou para os procedimentos cirúrgicos, mas teve o procedimento abortado após 24 horas em jejum.
O caso da idosa está sendo acompanhado pelo Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), da DFE, quando foi constatado que a suspensão da cirurgia aconteceu por conta da falta de vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do citado hospital.
Conforme apuração da Defensoria Pública, não é só a falta de vaga na UTI, que é responsável pelos cancelamentos das cirurgias, também faltam de materiais cirúrgicos e pessoal da equipe médica. Cerca de 70 pacientes, jovens e idosos, estão aguardando cirurgia de neurologia no Hospital Geral de Palmas e em suas próprias casas.
A Defensoria Pública Estadual de Tocantins apresentou manifestação nos autos de ação na Justiça para que o Secretário Estadual da Saúde no prazo de 20 dias, garanta a realização dos procedimentos cirúrgicos.
Para o Defensor Público do Tocantins à espera dos pacientes como se está hoje configura “um total desrespeito à vida humana, (…) podendo causar óbitos pela omissão estatal, vez que muitos têm riscos de sequela e óbito”.
Fonte : Publicado por Defensoria Pública de Tocantins
PALMAS/TO – Desrespeito ao idoso.
