O que todos precisam saber

O QUE TODOS PRECISAM SABER.“Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos para anunciar que o SENHOR é reto.” (Salmo 92,14-15)

Todos precisam saber que envelhecimento não é sinônimo de decadência, tristeza, amargura; que o envelhecimento deve se traduzir em momentos de alegria e vigor, pois depende de Deus e do ser humano; que Deus em sua soberania dá a longevidade e o ser humano conscientizado cuida dos seus dias.

A Bíblia registra que para envelhecer sem enfado e canseira é necessário seguir as orientações divinas desde a mocidade bem “antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”[1].  

No texto de Eclesiastes 12,1-14, Salomão mostra que o envelhecimento é progressivo, mas não impede que frutifiquemos na velhice. Para frutificar na velhice é preciso que sejamos viçosos e vigorosos, pois só assim poderemos anunciar que o Senhor é reto.

O texto faz um alerta da necessidade da obediência ao Criador antes que o sol, a lua e as estrelas fiquem as escuras, e as nuvens não voltem após a chuva, isto é, a preparação para o envelhecimento saudável deve começar na juventude.

O corpo é uma habitação e precisa de constante manutenção externa e interna. Se o cuidado for focado apenas na manutenção externa essa habitação é comparada como um sepulcro caiado, por isso que se deve cuidar bem da saúde até o último dia de vida.

Ao registrar as patologias mais frequentes ao ser humano no envelhecimento, o texto bíblico não está decretando que toda a humanidade terá que fazer o mesmo caminho até completar os seus dias. O registro bíblico mostra uma realidade para que a mesma sirva de alerta e ajude as pessoas como proceder a fim de viver no dia a dia a construção de um envelhecimento com qualidade e sem reclamos.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)



[1] Eclesiastes 12,1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *