Horta caseira: Local

A localização da horta é muito importante para o sucesso da produção e da qualidade dos alimentos. A luz (incidência de sol e horas de luz solar) deve ser bem observada, pela sua relação direta com a qualidade nutricional das hortaliças.

Devemos dar preferência para aquelas áreas que recebam os primeiros raios de sol da manhã. O excesso de sol, principalmente no verão, pode ser extremamente prejudicial para algumas hortaliças. Já a falta de luz também tem efeito negativo no crescimento de algumas espécies. De maneira geral, o ideal é que sobre a horta incidam de 4 a 6 horas de sol por dia.

No inverno, é importante que a área seja bem iluminada ao longo de todo dia. Para os cultivos de verão, um pouco de sombra nas horas mais quentes e à tarde é o ideal.

Escolha do local. A horta deverá ser o mais próxima possível da casa para facilitar a irrigação e a colheita, que deve ser feita sempre bem próxima da hora do consumo. Recomenda-se também proteger a horta da incidência de ventos (principalmente os ventos do sul) com uso de barreiras vegetais (árvores e arbustos).

Essas espécies, além de proteger a sua horta do vento, vão embelezá-la e atrair insetos polinizadores e predadores naturais. Para esse fim, sugerimos espécies como o hibisco, o malvavisco, o girassol mexicano e a astrapéia, entre outras adaptadas a sua região.

Fonte:https://s3.sa-east-1.amazonaws.com/fld.com.br/captacaorecursos/ hortacaseira manual.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *