ENSINE VALORES

Carrousel, Reflexão

O que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá. Proverbio. 15,27.

A notícia caiu como uma bomba no seio da família. O chefe da família estava sendo preso por corrupção. A família viu tudo no noticiário matinal daquela sexta feira, sendo conduzido algemado, e tentando de todas as formas esconder o rosto das câmaras das TVs.

A prisão revelou o porquê as atitudes “misteriosas” do chefe da família. Agora parece que a miopia estava se dissipando e as respostas sobre os ganhos fácies estavam se revelando. Ele sempre dizia que comprava e vendia imóveis, mas a realidade as suas transações eram outras. No seio da família, um homem exemplar que sempre proveu a família de suas necessidades. Todos, os admiravam, e a revelação publica da vida dupla daquele homem destruiu a família e os separou dos bons amigos. Embora rico pela corrupção, agora tinha que se explicar socialmente.

O texto de provérbios descreve a situação daqueles que não medem as consequências quando o objetivo é ter dinheiro. O “lucro desonesto” traz complicações com a justiça, com a polícia. Complicações estas que se estendem ao ‘ser interior’, provocando insônia, sentimentos de culpas e medo infernal diante da possibilidade de ser descoberto.

Todas estas coisas negativas refletem na qualidade de vida. Lembrando que qualidade de vida não é conforto, algo que você compra. Conforto está relacionado com os desejos materiais como viajar, ir a bons restaurantes entre outras coisas.

No texto de Provérbios, Salomão diz: “O que odeia o suborno, esse viverá.” Salomão está dizendo que os corruptos existem fisicamente, mas não vivem no sentido bíblico da palavra. Viver biblicamente é desfrutar paz, tranquilidade, é usufruir de valores espirituais. E essas coisas não se compram. Recebemos graciosamente de Deus, mediante o trabalho honesto, por isso ensine esse valor sem imposição.

Nunca esqueça que a imposição produz revoltas e reclamações e revolta. Valores não se impõem. São aprendidos com a vivência, o convívio e com o exemplo. Os sábios são avaliados pelas palavras e ações. O sábio cresce com a ajuda de Deus.

Por isso, faça de hoje, um dia especial de formação de valores na sua vida e na vida dos seus amados, porque “o que é ávido por lucro desonesto transtorna a sua casa, mas o que odeia o suborno, esse viverá”.

Deixe uma resposta