Empréstimo consignado

Carrousel, Idoso em Foco

Quais são os cuidados que se deve tomar antes de assinar o contrato de empréstimo consignado? Deve-se observar no mínimo quatro coisas:

a) O valor das prestações – Verifique se as parcelas mensais irão prejudicar o seu orçamento; no geral os contratos de empréstimos são longos e o valor é descontado da aposentadoria ou pensão.

b) O número de prestações – São permitidas no máximo 36 prestações/parcelas.

c) As taxas de juros – Há uma grande diferença nas taxas de juros cobradas pelos bancos.

d) Taxa de abertura de crédito. Se a instituição financeira quiser cobrar a taxa de abertura de crédito não aceite, pois é uma prática proibida pela Resolução n.º 1.272 do Conselho Nacional de Previdência Social.

Quem tem empréstimo consignado pode mudar de banco onde recebe a aposentadoria?Não. A lei determina a impossibilidade de mudança de domicilio do banco pagador enquanto o empréstimo não estiver liquidado.

Após 60 anos é possível contrair empréstimo imobiliário?Sim. A negativa se caracteriza como discriminação e deve ser denunciada às autoridades competentes.

A pessoa idosa tem benefício nos programas habitacionais do governo?Sim. O Estatuto do Idoso prevê que 3% das unidades residenciais dos programas habitacionais devem ser reservadas às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Deixe uma resposta