Cuidado com as cordas vocais

CUIDADO COM AS CORDAS VOCAIS – “E todas as filhas da música se abaterem”. Todos precisam saber que não se perde a voz porque envelheceu.

Todas as filhas da música representam as cordas vocais, que com o passar dos anos diminui a pressão afetando a qualidade da voz que pode tremer e crepitar.

As alterações mais frequentes da voz ao longo da vida são: velocidade, resistência, estabilidade, força e coordenação. A pessoa idosa sofre dois tipos de alterações anatômicas: (a) calcificação e ossificação gradual das cartilagens laríngeas, e (b) atrofia dos músculos intrínsecos do sistema fonatório.[1]

Quando a voz começa a envelhecer?

Segundo os estudiosos a “voz madura” começa aos 18 anos, e que aos 60 anos a laringe começa a apresentar mudanças nos aspectos morfológicos; o período da eficiência máxima vocal acontece dos 25 aos 40 anos; a voz do adulto começa a apresentar sinais de envelhecimento no homem aos 60 anos e na mulher aos 50 anos. Segundo Hirano & Bless (1997), aos 75 anos a pessoa apresenta sinais visíveis de envelhecimento do aparelho vocal.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)


[1] Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/otolaryngology/2012592-voz-idoso/#ixzz1bWpXiMsL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *