Cuidado com a audição

CUIDADO COM A AUDIÇÃO[1] – “E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura”. Todos precisam saber que a surdez não é consequência do envelhecimento.

O texto acima é a forma poética com a qual o hagiógrafo representa a perda da audição que em muitos casos diminui com o passar dos anos.

Vários são os fatores que contribuem para a perda da audição: barulho excessivo, inflamações causadas por agentes externos, envelhecimento das células, entre outras. A audição é afetada tornando-se menos sensíveis por causa da degeneração dos nervos auditivos o que implica na necessidade da repetição e/ou aumento na altura da voz.

O som da moagem é baixo, isto significa que não havendo dentes a comida precisa ser líquida ou pastosa para ser digerida e isto faz pouco ou nenhum som.  

Antes de decretar a surdez de uma pessoa é bom esgotar todos os recursos.  Um colega contou que seu avô reclamava da surdez, levado ao médico, foi prescrita uma lavagem dos ouvidos. Resultado. Depois da limpeza seu avô começou a reclamar do “barulho da bateria no momento de louvor na igreja”. Cuidar da audição é para todas as idades principalmente as pessoas idosas.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges.)


[1] “E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *