ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A PESSOA IDOSA

Carrousel, Últimas Notícias

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A PESSOA IDOSA

Foi aprovado na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Federal o Projeto de Lei 7708/17, que cria o Programa de Atendimento Especializado a Pessoa Idosa nas unidades hospitalares e de pronto atendimento em todo território nacional.

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, Leandre Dal Ponte, atualmente deputada federal pelo Partido Verde no Paraná.

O projeto também aprovou a mudança do termo “idoso” para “pessoa idosa”, por ser mais adequado e já ser usado largamente em todo Brasil. Desta forma o programa passa a ser denominado de Programa de Atendimento Especializado da Pessoa Idosa.

O projeto ampliou a exigência do programa a todos os estabelecimentos de saúde com leitos destinados à população adulta, tanto no atendimento internação como de emergência a pessoa idosa. O projeto original obrigava a implantação do programa para as unidades hospitalares acima de 100 leitos. O que deixava sem o programa as unidades de saúdes das pequenas cidades.

O texto aprovado determina a criação de alas especializadas e estruturadas para atendimento das pessoas idosas, pois as mesmas precisam de acompanhamento especializado.

A relatora também incluiu no substitutivo a necessidade de que o profissional de saúde tenha a formação continuada no Programa de Atendimento Especializado da Pessoa Idosa o que exigirá uma equipe multidisciplinar de atendimento especializado com formação na área de geriatria.

O projeto está tramitando em caráter conclusivo, mas ainda será analisado pelas Comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias.

Foto:internet

Deixe uma resposta