Reflexão: Será honrado

Carrousel, Reflexão

SERÁ HONRADO – Pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado. Prov. 13,18.

Queridos.
As duas palavras chaves no texto de hoje são “instrução” e “repreensão”. Não existe instrução sem repreensão. Evidentemente, Salomão está se referindo à instrução e à repreensão que vêm de Deus.
No geral, nós, seres humanos, estamos dispostos a aprender uns dos outros.
Passamos anos estudando para conseguimos títulos universitários, mestrado, doutorado. Compramos livros, participamos de seminários e palestras. Estamos sempre atualizando e ampliando nosso conhecimento.
Acreditamos que estudar é crescer, mas com frequência não prestamos atenção às instruções divinas que são o fundamento do verdadeiro conhecimento.
Salomão afirmou que a “pobreza e a afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução”.
Qual o valor que você dar aos conselhos dados por Deus na Bíblia?
Para muitos são conselhos antiquados e ultrapassados que foram bons para os tempos passados, mas não têm lugar em nossos dias.
O livro “Código da Vinci” foi durante vários meses best-seller em muitos países. Multidões liam o livro e discutiam o assunto nas rodas de amigos. Na época dava-se a impressão de que tinha acontecido o maior descobrimento do século.
Questionou-se a pureza do evangelho e a veracidade do relato bíblico. Mas quantas dessas pessoas, fascinadas e intrigadas com a leitura do mencionado livro, leram com o mesmo interesse a Bíblia?
Este é um retrato do ser humano do nosso século.
Pergunto-lhe. Quanto de sua instrução está fundamentado nas palavras que permanecem para sempre?
Faça dos dias, dia de aprendizagem.
Não limite o seu crescimento a conceitos e valores terrenos.
Saia da esfera humana e procure valores espirituais.
Viva os princípios e conselhos divinos. Existe uma recompensa para os que tomam essa atitude: “serão honrados”. Afirma o provérbio. Nos tempos bíblicos, a pessoa era honrada, recebendo poder e riqueza.
Peça a Deus sabedoria para viver de forma honrada, porque “pobreza e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado”.
Que o Senhor te abençoe.

Deixe uma resposta