Ameixa

A ameixa é uma fruta com caroço da família do pêssego, nectarina e damasco, que é originária do extremo oriente, no entanto se adaptou bem em de diversos países, sendo conhecida no mundo todo.

Muito conhecida dos brasileiros, a ameixa, originária das regiões frias da Europa e da China, deu-se bem no Sul do País, em especial nas áreas montanhosas, de clima ameno. Cultivado a muitos séculos, a fruta fornece ao organismo humano sais minerais e vitaminas (em especial a A).

A medicina popular, que há muito descobriu suas propriedades terapêuticas, consagrou seu uso também como um laxante eficaz. Existem mais de 2000 variedades de ameixas, com cores que variam do roxo intenso até o vermelho, o amarelo e até mesmo o verde. Com sabor doce e ligeiramente azedo, pode ser consumida fresca ou na versão desidratada (ameixa seca), sendo uma excelente opção para o café-da-manhã ou os lanches entre as refeições.

Graças ao seu conteúdo em fibra (especialmente pectina), carboidratos, magnésio, sódio e potássio, a ameixa é laxativa, recomendada contra a prisão de ventre obstinada.

Médicos afirmam que a ameixa fresca é um magnífico agente terapêutico contra as enfermidades causadas pelos ácidos e associadas às hiperlipidemias, principalmente pelo ácido úrico, tais como o reumatismo, a artrite, a gota; a arteriosclerose, a nefrite etc; ácidos e/ou gorduras originados por uma alimentação excessiva, à base de proteínas, gorduras saturadas e colesterol. A ameixa fresca é indicada contra as hemorroidas e a hipocondria.

Sendo diurética, recomenda-se contra as afecções de caráter inflamatório das vias urinárias. É, ainda “desobstruente” do fígado, “depurativa” do sangue e “desintoxicante” do aparelho digestivo, pelo que se emprega com êxito nas afecções febris do estômago e do intestino. Também costuma ser empregada no tratamento das afecções das vias respiratórias (anginas, catarros etc.)

Rica em nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, a ameixa é uma opção extremamente saudável para ajudar a manter a dieta em dia e evitar o consumo das opções industrializadas, muito práticas, porém nada saudáveis.

A ameixa, tanto na versão fresca quanto na forma desidratada, é rica em fibras e é um ótimo alimento para o intestino. Cada unidade de ameixa preta tem cerca de 1,2 g de fibras, além de fornecer fósforo, potássio e vitaminas do complexo B para o organismo.

Uma dica importante é que, ao se consumir a ameixa seca, é importante olhar no rótulo do produto para verificar se existe açúcar adicionado ao produto, o que aumenta bastante as calorias da ameixa e favorece o ganho de peso. Assim, o melhor é comprar a ameixa desidratada sem adição de açúcar.

Reprodução: Plantas e Frutos com Propriedades Medicinais mais utilizadas no dia a dia. Autores: Ricardo Santos Simões, Luciana de Oliveira Bruno e Leandro Sabará de Mattos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *