Ideal para pessoas que moram em apartamentos ou casas sem uma área externa.
1. Escolha três recipientes plásticos empilháveis, que tenham algum tipo de encaixe entre si. Sugestões: garrafas PET, caixas de plástico, baldes plásticos com tampa. Algumas empresas também já oferecem recipientes prontos para compostagem doméstica.
2. Na base de 2 dos 3 recipientes, faça pequenos furos de (0,5 a 1 cm de diâmetro) com uma furadeira ou algum objeto de metal quente. É por esses furos que o líquido da composteira (chorume) vai ser drenado e que as minhocas vão mudar de “andar”.
3. Empilhe os recipientes como mostra a ilustração.
4. No nível superior e intermediário, adicione um pouco de terra com minhocas, caso seja acessível (não precisam ser muitas pois elas irão se reproduzir).
5. Abra o recipiente superior e vá adicionando os materiais que deseja compostar. Alterne entre materiais mais úmidos e mais secos.
6. Quando o recipiente superior estiver cheio, troque-o de lugar com o recipiente intermediário. Você poderá continuar a adicionar alimentos na parte que está vazia enquanto o recipiente que está cheio é decomposto.
7. O composto (húmus) estará pronto quando parecer terra úmida. Recomenda-se utilizar de 2 a 4 kg de composto pronto por metro quadrado de canteiro.
8. O recipiente inferior acumulará o chorume e precisará ser esvaziado quando estiver cheio. O chorume também poderá ser utilizado na sua horta como biofertilizante. Basta diluílo em água na proporção de 1 parte de chorume para 10-15 partes de água.
Nas composteiras com minhocas não se deve adicionar muitas frutas cítricas, alho e cebola. Não recomenda-se destinar restos de carnes, ossos e espinhos, fezes de animais domésticos ou óleo.
Fonte file:///F:/001..EDI%C3%87%C3%83O/TEXTOS/Plantar%20e%20colher.pdf
