Um Ambiente seguro. Evita queda

Para evitar queda de pessoa idosa devem serem tomadas algumas providencias.

  • retirar tapetes soltos, se não for possível, substituir por antiderrapantes;
  • Retirar móveis que obstruem a passagem;
  • Evitar mudanças sempre tentando manter ao alcance os objetos que forem úteis;
  • Retirar objetos e brinquedos soltos do chão;
  • Manter o ambiente sempre iluminado, especialmente durante a noite;
  • Utilizar almofadas firmes em sofás e cadeiras
  • Implantar barras de apoio para mais segurança e independência para o idoso.

Estimular a movimentação. Estimular a realização de transferência e troca de posição sempre de forma cautelosa evitando movimentos bruscos; ao levantar da cama colocar-se de lado, após abaixar as pernas assentando com auxílio dos braços, após alguns minutos assentado iniciar a atividade desejada.

Medidas Imediatas. Em caso de queda é importante ficar calmo para poder avaliar a necessidade de chamar ajuda, alguns passos importantes serão descritos a seguir, mas lembre-se:

Toda queda deve ser investigada.

Verifique se o idoso está consciente e, em caso positivo, pergunte se ele sente dor em alguma parte do corpo. Depois veja se possui machucados com sangramentos.

Caso o idoso não consiga mexer determinada parte do corpo e relate uma dor muito forte, é provável que tenha fraturado algum osso.

Evite movimentar o idoso. Ajude-o a ficar em uma posição reta e confortável. – Se for necessário ir até o hospital, o ideal é levá-lo o mais imóvel possível e, de preferência, chamar uma ambulância.

Se a queda não for considerada grave, faça-o ficar sentado por algum tempo até se recuperar do trauma. Observe-o ao longo do dia e no dia seguinte pergunte como ele está se sentindo e observe se o local afetado possui hematomas. Caso a dor persista ou tenha aumentado, o ideal é levá-lo até o hospital para realizar uma radiografia.

Fonte: CUIDANDO EM CASA: guia básico de cuidados ao idoso.

Prevenção de acidentes domésticos com a pessoa idosa/Juliana de Souza Lima Coutinho, Naiara Lima Chaves e Andréia Guerra Siman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *