Quedas

A queda é uma mudança de posição inesperada, não intencional, em direção ao chão ou em outro nível mais baixo. Deve estar bem claro que cair não é normal da idade. As quedas estão fortemente associadas a complicações e, muitas vezes, são a principal causa de declínio funcional e óbito nos idosos, é muito importante entender sua gravidade e por isso as medidas preventivas devem ser realizadas antes de acontecer a queda.

Não espere o idoso ter o acidente para querer mudar! Medidas preventivas Existem diversas medidas para prevenir queda no idoso!

Aqui vamos focar no que pode ser modificado pelo cuidador: calçado seguro, ambiente seguro e transferência segura, da seguinte forma: Preferir calçados com solado mais grosso e antiderrapante; Dar preferência para calçados com elevação discreta no calcanhar; Dar preferência para calçados presos no tornozelo; Evitar chinelos ou sapatos sem sustentação no tornozelo, a chance de escorregar é muito grande.

CALÇADO SEGURO Calçado ideal, 3 características principais: Solado grosso, elevação na parte de trás e preso no calcanhar. Retirar tapetes soltos, se não for possível, substituir por antiderrapantes; Retirar móveis que obstruem a passagem; Evitar mudanças sempre tentando manter ao alcance os objetos que forem úteis; Retirar objetos e brinquedos soltos do chão; Manter o ambiente sempre iluminado, especialmente durante a noite; Utilizar almofadas firmes em sofás e cadeiras. Implantar barras de apoio para mais segurança e independência para o idoso. Estimular a movimentação; Estimular a realização de transferência e troca de posição sempre de forma cautelosa evitando movimentos bruscos; Ao levantar da cama colocar-se de lado, após abaixar as pernas assentando com auxílio dos braços, após alguns minutos assentado iniciar a atividade desejada.

REPRODUÇÃO – Fonte: CUIDANDO EM CASA: guia básico de cuidados ao idoso. Prevenção de acidentes domésticos com a pessoa idosa/Juliana de Souza Lima Coutinho, Naiara Lima Chaves e Andréia Guerra Siman.

meuip

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *