Transporte

Carrousel, Idoso em Foco, Notícias Nacionais

Que direito tem a pessoa idosa com relação a  passagem nos ônibus urbanos? Ao completar 65 anos a pessoa idosa tem direito à gratuidade nos transportes urbanos coletivos como ônibus, trens, metrô, barca. Em algumas cidades a legislação municipal beneficia a partir dos 60 anos.

Que documento é necessário para usufruir a gratuidade nos transportes coletivos urbanos? A carteira de identidade é o documento hábil; em alguns municípios já se usa o cartão magnético do idoso.

Qual o procedimento para as viagens intermunicipais e interestaduais?Procurar a empresa munido da carteira de identidade e o comprovante de renda que comprove a renda igual ou inferior a 02 salários mínimos.

Se não houver como comprovar a renda? A pessoa idosa deve procurar a Secretaria de Ação Social do município e fazer o cadastro a fim de receber a Carteira do Idoso.

Quantas vagas estão destinadas a pessoas idosas em cada viagem intermunicipais e interestaduais? A lei determina a reserva de 02 vagas gratuitas por veículo para os idosos. Porém, se mais de duas pessoas idosas quiserem viajar no mesmo ônibus poderão viajar pagando apenas 50% do valor da passagem.

Como proceder para obter a gratuidade ou desconto nos ônibus interestaduais? Vá ao guichê da empresa e solicite o “Bilhete de Viagem do Idoso” com, no mínimo, 3 horas antes do horário de partida do coletivo. Mas para isso é preciso apresentar a Carteira de Identidade e um comprovante de renda, como: Contracheque, Carteira de Trabalho ou a Carteira do Idoso; e apresente-se na plataforma de embarque 30 minutos antes do horário de saída do ônibus

Deixe uma resposta