T I contra transtornos cognitivos em idosos.

T I contra transtornos cognitivos em idosos.

REPRODUÇÃO – “Comissão aprova uso de tecnologias da informação contra transtornos cognitivos em idosos. Relatora diz que ferramentas digitais também podem diminuir a sensação de solidão dos idosos. Flávia Morais, relatora  da proposta na comissão.

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (5), o Projeto de Lei 1257/21, que determina que a preservação da saúde mental dos idosos, prevista no Estatuto do Idoso, compreenderá medidas que facilitem o acesso e a capacitação no uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para atenuar transtornos mentais e cognitivos.

A proposta é da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF). Ela afirma que as TICs podem ser usadas como meio de integração e de aprendizado de idosos, compensando a perda de funções cognitivas.

O parecer da relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), foi favorável ao projeto. Ela ressalta que as TICs são “fundamentais para minorar a sensação de solidão, permitindo o contato e convívio, pelo menos virtual, a qualquer momento do dia ou da noite””.

A parlamentar destaca ainda que as TIC “são importantes aliadas para a realização de atividades, a fruição de direitos ou auxiliando no cumprimento de obrigações”, como pagamento de contas, compras no supermercado ou o acesso a entretenimento por variadas plataformas.

Tramitação – O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Reportagem – Lara Haje/ Edição – Geórgia Moraes/ A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’. Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *