Nas palavras de Jesus está implícito que o choro que tem valor espiritual, um choro que tem uma causa nobre, verdadeira. Chorar por si só não tem valor nenhum,
Serão consolados os que choram.
Queridos. O evangelista Mateus registrou essas palavras de Jesus no capítulo 5, verso 4. É importante lembrar que nem todo choro traz bênção ou consolo. Podemos chorar até descascando uma cebola, ou em contato com alguma fumaça.
Nas palavras de Jesus está implícito que o choro que tem valor espiritual, um choro que tem uma causa nobre, verdadeira. Chorar por si só não tem valor nenhum, por isso, muitos choram sem consolação. Outro exemplo de choro sem valor é aquele de quem se lastimas perdas egoístas ou ambições frustradas, como os israelitas que choraram pela ausência de Carne, como registra o livro Números 11, verso .4.
Não há valor algum para o choro do pessimista e egoísta, que por si só é destruído. Qual valor tem o choro da mágoa ou do rancor? Esse só traz amargura e desânimo por toda vida. O choro nascido do remorso não canaliza benefícios.
Queridos. Existe um choro que tem valor espiritual e que traz bênçãos. É quando ele é fruto de um coração quebrantado que se sente longe da comunhão com Cristo. Ou quando é fruto de arrependimento do nosso pecado, e não por medo da punição divina. Nesse sentido chorar é ter saúde espiritual. O pecador consciente e convicto de ter disposição em buscar o Salvador. Os arrependidos desfrutam de uma consolação que os autossuficientes, isto é os arrogantes, desconhecem.
Bom é chorarmos arrependidos de nossas fraquezas. Tiago dá uma séria advertência a respeito. O povo do pós-exílio chorou, o profeta Isaías, o rei Davi, o apostolo Pedro choraram verdadeiramente. Por outro lado, faltou em Saul e Judas o verdadeiro choro do arrependimento.
Quando o nosso choro é cheio de compaixão, quando choramos pelos pecados dos outros, quando choramos por uma necessidade legítima e justa, perante a face do Senhor, ele nos consola.
O fim do choro. Felizes os que choram no Senhor. Só Jesus tem autoridade para extinguir o motivo do nosso choro, disse Jesus para viúva: “não chore” Quem chora pelos motivos que Deus aprova um dia será consolado.
Queridos. Um dia Jesus irá enxugar de nossos olhos toda a lágrima e não mais haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Em Cristo Jesus, creia nisto.
Ministração Rev. Pinho Borges