Será a Jerusalém Celestial a Cidade Amiga do Idoso?

Será a Jerusalém Celestial a Cidade Amiga do Idoso?

PINHO BORGES – No ESTAMOS DE OLHO de hoje, vamos tratar do Projeto Lei (PL) 1313/2011 do deputado Ricardo Tripoli. Cuja a Ementa, institui o Programa Cidade Amiga do Idoso, que foi recebido pela Mesa Administrava da Câmara Federal, em 11 de maio de 2011. Sendo despachado pela Mesa Diretora em 23 de maio de 2011, para às Comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania, como Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões e em Regime de Tramitação Ordinária.

Em 15 de junho de 2016, foi apresentado no Plenário o Requerimento de Redistribuição n. 4710/2016, pelo Deputado Marcelo Matos, que: “Solicita a redistribuição do Projeto de Lei nº 1.313, de 2011, para que seja incluída a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – CIDOSO no rol das Comissões Permanentes que devem se manifestar sobre o mérito da proposição”.

Depois de uma verdadeira peregrinação em 23 de outubro de 2019, o PL 1313/2011 passou a tramitar como PL 402/2019, com a mesma ementa que prevê “Institui o Programa Cidade Amiga do Idoso”.

No dia 30 de junho de 2021, a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), em Reunião Deliberativa Extraordinária (virtual) aprovou o Parecer pela Relatora da deputada Leandre, com as mudanças realizadas pelo Senado Federal.
O PL. 402/19, além de criar o Programa Cidade Amiga do Idoso, visa incentivar medidas para tornar o envelhecimento saudável e a outorga do Título de Cidade Amiga do Idoso, a partir da implementação de boas condições de moradia e transporte e inclusão social.

Mas para que isso se torne uma realidade, o PL 402/19, ainda vai tramitar Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania se aprovado será submetido a aprovação do Plenário da Câmara Federal.

Você sabe quando tempo isso vai durar? Eu também não.
As coisas para o benefício das pessoas idosas demoram nas gavetas dos parlamentares. Com tanta demora, acho que a Cidade Amiga do Idoso é a Jerusalém Celestial.
Mas, não esqueça. Estamos de olho.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *