Rev. Pinho Borges ministra na Igreja Presbiteriana de Jardim São Paulo, em Recife/PE.
No domingo, 17 de novembro de 2024, a Igreja Presbiteriana de Jardim São Paulo, pastoreada pelo Rev. Edvaldo Freitas, recebeu a presença do Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), para um dia de edificação espiritual e comunhão cristã.
Durante o culto matutino, o Rev. Pinho ministrou sobre o tema “A Ação do Espírito Santo na Vida do Crente”, explorando passagens bíblicas que destacam o papel do Espírito Santo como Consolador, guia e capacitador na caminhada cristã. Em sua exposição, enfatizou a importância de uma vida dependente do Espírito para vencer as adversidades e viver em santidade. A mensagem trouxe encorajamento e despertou a igreja para buscar maior intimidade com Deus.
Após o culto, o Rev. Pinho participou da Escola Dominical, ministrando para a Classe Rute, que reúne mulheres da igreja em estudos bíblicos e debates edificantes. As exposições marcaram profundamente a igreja local, reforçando o compromisso com o ensino da Palavra e o fortalecimento da fé comunitária, e reafirmou os laços de amizade e comunhão entre os membros.
Matéria produzida pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com/Locução Francisca Virtual
Segue o texto do sermão deste domingo. Sermão: A Obra do Espírito Santo na Vida do Crente – “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16:8)
Introdução – A vida cristã é impossível sem a presença e a obra do Espírito Santo. Ele é o Consolador prometido por Jesus, enviado para estar conosco, habitar em nós e realizar a obra de Deus em nossa vida. No sermão de hoje, exploraremos quatro aspectos fundamentais da obra do Espírito Santo na vida do crente: convencer do pecado, regenerar, capacitar e guiar.
Queridos. Mais do que nunca precisamos entender como o Espírito Santo opera em nossa vida. E assim desafiar-nos a depender dEle em todas as áreas da nossa caminhada cristã.
1. Ele nos Convence do Pecado (João 16:8) – “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” Antes de qualquer transformação, precisamos reconhecer nosso estado de pecado. Essa convicção não vem de nós mesmos, mas é obra do Espírito Santo.
Como Ele nos convence?Revelando a santidade de Deus: Ele nos mostra o quanto estamos longe do padrão de Deus. Expondo o pecado: O Espírito Santo ilumina nosso coração para vermos a gravidade do pecado. Apontando para Cristo: Ele nos leva à cruz, onde encontramos perdão e redenção.
Precisamos reconhecer que o papel do Espírito é nos trazer ao arrependimento; ele nos leva a vivemos em constante vigilância, e nos revela o que é pecado.
2. Ele nos regenera (Tito 3:5) – “Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo.” A regeneração é o início de nossa nova vida em Cristo. É uma transformação completa, um novo nascimento operado pelo Espírito Santo.
A regeneração? Nos dá uma nova identidade: Somos feitos filhos de Deus. (João 1:12-13). Nos dá uma nova natureza: O Espírito Santo implanta em nós o desejo de agradar a Deus. (2 Coríntios 5:17). Nos dá uma nova direção: Passamos a viver em novidade de vida.
Queridos, precisamos ter a certeza de que fomos regenerados pelo Espírito Santo, e que estamos vivendo de acordo com nossa nova natureza.
3. Ele nos capacita (Atos 1:8; 1 Coríntios 12:4-11) “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas.” (Atos 1:8). O Espírito Santo nos equipa com dons espirituais e poder para realizar a obra de Deus. Assim como o Pai me enviou eu vos envio.
Capacitado pelo Espírito Santo:Recebemos os Dons espirituais para o benefício da igreja. (1 Coríntios 12:7).
Recebemos Poder para testemunhar com ousadia para proclamar o evangelho. (Atos 4:31).
Somos fortalecidos em nossas fraquezas porque Ele nos sustenta em momentos de dificuldade. (2 Coríntios 12:9).
A grande pergunta é: Estamos usando nossos dons espirituais para a edificação da igreja? Estamos dependendo do Espírito Santo para realizar a obra de Deus?
4. Ele nos Guia (Romanos 8:14). “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” Queridos. O Espírito Santo não nos deixa sozinhos; Ele nos guia em todas as áreas da vida, levando-nos à vontade de Deus.
Como o Espírito Santo nos guia?
- Ele nos guia por meio da Palavra de Deus: Ele nos ilumina pelas Escrituras e nos dá entendimento. (João 14:26).
- Ele nos guia em nossas decisões, pois nos direciona para escolhas alinhadas com a vontade divina. (Atos 16:6-7).
- Ele nos guia em nosso caminhar diário, e nos transforma para refletirmos a imagem de Cristo. (Gálatas 5:22-23).
Responda a si mesmo. Você está buscando a direção do Espírito em nossas decisões? Você está buscando nele forças para moldar suas atitudes e caráter?
Conclusão –Queridos. A obra do Espírito Santo na vida do crente é abrangente e essencial. Ele nos convence do pecado, nos regenera, nos capacita e nos guia em toda a verdade. Sem Ele, não podemos viver uma vida cristã autêntica.
Portanto: Examine-se: E aceite as revelações do Espírito das áreas que precisam de arrependimento. Confie: Dependa do Espírito Santo para transformar sua vida e guiá-lo. Sirva: Use os dons e o poder que Ele lhe dá para glorificar a Deus.
Que possamos viver em constante dependência do Espírito Santo, permitindo que Ele opere em nós e através de nós. Amém!
Ministração Rev. Pinho Borges