Rev. Pinho Borges completa 28 anos de Ordenação ao Sagrado Ministério

Aconteceu, Carrousel, Últimas Notícias

No dia 7 de janeiro de 2018, o Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Terceira Idade, completou 28 anos de ordenação ao Sagrado Ministério da Igreja Presbiteriana do Brasil. O Rev. Pinho Borges é natural de Recife/PE, casado com Cleudenira Campos Borges, tem uma filha Barbara Dannielli e uma neta Maria Eduarda. Nasceu em 18 de setembro de 1952.
Ingressou na Igreja Presbiteriana do Brasil pela IPB de Sucupira em Jaboatão dos Guararapes/PE, onde foi Presbítero e ao terminar os estudos teológicos foi encaminhado em 1988, pelo Conselho da Igreja de Sucupira, pastoreada na época pelo Rev Hesíodo Pottes Valle, para a possível ordenação junto ao Presbitério Centro de Pernambuco (PCPE), jurisdicionado ao Sínodo Central de Pernambuco.
Examinado pelo PCPE, o foi licenciando por um ano (1989), para atuar na Congregação Presbiterial do Caçote, em Recife/PE, pastoreada na época pelo Rev. Irineu Silva. Na Reunião Ordinária do PCPE em 1990 após aprovação da Tese, Exegese e Sermão o Concílio resolve ordenar-lo ao Sagrado Ministério da IPB no dia 7 de janeiro de 1990, na Igreja Presbiteriana de Tejipió, pastoreada na ocasião pelo Rev. Wilson Durães, juntamente com licenciado Cleber Ferreira Campos, hoje pastor na cidade de Maraba/PA.
Estavam presente no momento a Comissão do PCPE formada pelo Revs Wilson Durães (Tejipió), Noé de Paula Ramos (Jaboatão), Hesíodo Pottes Valle (Sucupira) e os presbíteros Milton (IPB Jd São Paulo), Rubens Ximenes (IPB Jaboatão) e Otacílio Gama (Areias). Após a ordenação o novo ministro foi convidado pelo pastor da Igreja a ministrar a Ceia do Senhor.
O Rev. Pinho Borges exerceu diversos cargos na Igreja Presbiteriana dos Brasil, entre eles, foi presidente do PCPE e do Sínodo Central. Pastoreou a Congregação Presbiterial do Caçote em duas ocasiões, a Igreja Presbiteriana de Jardim Uchôa em duas ocasião tendo pastoreado a Igreja Presbiteriana da Boa Vista por 11 anos, onde reduziu o mandato para assumir a Secretária Nacional da Terceira Idade da IPB. Hoje é o atual Secretário Nacional da Terceira Idade, presidente do PCPE e auxilia o Rev. Gedeão Ferreira ,na Igreja Presbiteriana de Tejipió.

O Rev. Pinho Borges além da formação teológica (Bacharel, Mestrado e Doutorado) e academicamente antropólogo formado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco, Especialista em Artes e Religião pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).
Escreveu diversos livros na área da Antropologia e Envelhecimento. Vide o endereço virtual da Pinho Borges Edições (http://pinhoborgesedicoes.blogspot.com.br/ )

Deixe uma resposta