MISTÉRIO DO NATAL: RAABE

Carrousel, Reflexão

Mistérios do Natal: Raabe
Mateus 1, 5. “Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute”

Raabe. Uma mulher misteriosa sem a menor oportunidade de fazer parte do contexto sócio religioso de hoje. Era uma prostituta que habitava em Jericó. Que estava situada 9 km a oeste do rio Jordão e 11 km ao norte do mar Morto.
Geograficamente Jerico fica a 240 metros abaixo do nível do mar, e é provavelmente a cidade mais antiga do mundo.
Biblicamente sempre é relacionada às tentações é lá que estão os montes das tentações.
Quando estive em Jericó almocei no Restaurante Tentação. Plasmem. Fui servido por um garçom brasileiro, oriundo do Ceará. Na época um teleférico ligava a cidade aos Montes das Tentações. Foi desta cidade que uma mulher de vida nada recomendável, chamada de Raabe, entrou na genealogia de Jesus.
Raabe entra na genealogia de Jesus para revelar o amor Deus na história da humanidade. Mostra Deus é o ‘Deus das chances que busca pecadores’ que cuida da sua criação.
Em seu plano Deus inclui Raabe, lá do meio dos inimigos. O povo de Deus na caminhada para a Terra Prometida precisava conquistar Jericó e dois espias fugindo da morte encontrou abrigo em sua casa.
Isso nos mostra que Deus levanta pecadores, os redimem e os capacitam para contribuírem nos planos de Seu Reino.
Ao fazer opção pelo povo de Deus, Raabe teve a vida e a sua casa poupada e a senha foi um ‘cordão vermelho’ na janela. O vermelho que em sua representação simbólica tipificava o sangue do cordeiro imolado antes da visita do anjo da morte no Egito.
Quando damos passos de coragem em direção a Deus a nossa vida muda, a nossa fé se manifesta com mais vigor. A opção de Raabe lhe deu nova identidade diante do povo de Israel e um novo lugar na história do povo, pois a Bíblia registra que o rei Davi é descendente de sua linhagem, não só o rei Davi, mas o próprio Jesus.
Quem poderia imaginar que o tão desejado e esperado Messias nascesse dentro de uma linhagem tão marginalizada.
Raabe é exemplo do amor de Deus para com os pecadores, para os discriminados, para os que sofrem qualquer tipo de descriminação oriunda tanto da fobia social, quanto da fobia religiosa.
Queridos você pode conectar sua vida a história do Natal de Jesus, pois para Ele não importa os teus erros passados, bastar você crer que o sangue do Cordeiro tem poder para purificar seus pecados.
Te desejo este ano um Natal Verdadeiro.
Nasça definitivamente na família de Deus.
Rev. Pinho Borges

Deixe uma resposta