Idosos invadem o universo virtual

MINHA OPINIÃO – No Minha Opinião de hoje quero tratar da invasão dos idosos no Universo Virtual. Quando a Internet, chegou nos arraiais brasileiros, os idosos não a recebeu entre beijos e abraços, pois se dizia que ela era coisa do diabo, que era o início do Apocalipse.

O www.com.br, dito rapidamente soa “diabodiabodiabo.com br”. Reforça a teoria, para muito, que realmente a Internet é do mau.

Com o passar dos anos viu-se que a Internet é apenas um instrumento de interação entre os povos. Ela chegou ao Brasil em 1981, através da Bitnet, uma rede de Universidades fundada em 1981. Mas só partir de 1994, que começa a ser comercializada, pela Embratel, em caráter experimental.

Em maio de 1995, o serviço se torna definitivo no país, e o Ministério das Comunicações decide pela exploração comercial, o que leva a internet popularizada no país.

Pesquisa recente, realizada no Brasil, revelou que as pessoas idosas no Brasil, perderam o medo do desconhecido e estão cada vez mais navegando no universo virtual.

Estão marcando mais presenças Redes Sociais, ao ponto que houve uma verdadeira invasão de usuários, entre 65 e 75 anos nas redes sociais.

Entre os anos de 2015 e 2022, os usuários idosos do Facebook aumentou 255%; no WhatsApp o aumento foi de 707%; no Youtube aumentou 886%; e no Instagram o aumento de usuários idosos foi de 4.937%, segundo apontou a pesquisa.

Na Minha Opinião, creio que a pandemia do Covid 19, o isolamento social de quase 2 anos, motivou as pessoas idosas a buscarem as Redes Sociais, a fim de se socializem, reduzir a solidão e buscarem um novo paradigma de vida em suas relações financeiras e comerciais; e sobremodo gritar para os quatro cantos da terra que estavam vivos e ativos.

Muitos idosos usaram as Redes Sociais para a comprar alimentos, medicamentos, fazer consultas médicas e realizar transações bancárias.

Compreenderam que o universo virtual é amplo e dinâmico e que não é tão complexo como imaginavam e agora não querem mais de desligar dela, pois descobriram um novo estilo de vida e cada vez mais invadem o universo virtual.

(Pinho Borges)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *