A Bíblia define a família como uma instituição sagrada, organizada por Deus no momento da criação da humanidade. Ao criar o homem percebeu Deus que não era bom que ele ficasse sozinho, e criou a mulher não apenas para companheira a fim de para eliminar a solidão masculina, mas com a finalidade de relacionamento a fim de se multiplicarem e povoar a Terra[1].
Tempo depois no ordenamento da vida familiar, Deus orienta que o homem ao casar deve construir sua família fora da casa dos pais. Que deixe sua casa, seus pais e com a sua esposa forme família[2].
A família é meio de bênção revela Deus[3]. É uma instituição de amor,
porque surgiu de um ato de amor do Criador. Jesus também falou sobre o
casamento[4]
e a organização familiar. Quando se fala de casamento não se pode
deixar de fora a família e os cuidados para com a mesma Muitos dos problemas
sociais vivenciados hoje é fruto da não valorização da família.
Na Bíblia encontramos Deus tratando a nação de Israel como uma família e isso acontece porque a família vai além do que a descendência biológica, pois também é construída a partir de princípios e valores iguais.
A igreja como a família de Deus é um corpo formado de vários membros com objetivo único com característica espiritual, pois aqueles que tem Jesus como Senhor, fazem parte da grande família divina, independente de nacionalidade ou linguagem[1].
Qual a importância da família para seus membros? A família é apoio esuporte para seus membros, pois a vida solitária por mais suficiente
que seja em si mesma não é completa. A vida comunitária ainda é necessária ao
ser vivo e pensante, mesmo sem haver uma personalidade igualitária entre todos
os membros da família. Ela ainda é o lugar onde se suporta as pressões externas
impedindo que seus membros sucumbam totalmente. Pode-se até admitir que Deus
não permita a uma pessoa formar uma família biológica, mas isso, não significa
que essa pessoa está condenada a solidão, pois Ele já providenciou para o
solitário uma família: a Igreja[2].
[1] Apocalipse 7,9 “Depois disso olhei e vi uma multidão tão grande, que ninguém podia contar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro, vestidos de roupas brancas, e tinham folhas de palmeira nas mãos.
[2] 1 Coríntios 12:12-13 “Cristo é como um corpo, o qual tem muitas partes. E todas as partes, mesmo sendo muitas, formam um só corpo. Assim, também, todos nós, judeus e não judeus, escravos e livres, fomos batizados pelo mesmo Espírito para formar um só corpo. E a todos nos foi dado de beber do mesmo Espírito.”
[1] Gênesis 1,28. “E os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.
[2] Gênesis 2,24 “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa
[3] Gênesis 12
[4] Mateus 19.