Estruturas familiares

A chamada família tradicional (nuclear ou extensa) apresenta estruturas que são classificas como:

  • Monoparental. Composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe.
  • Comunitária. Os adultos são os responsáveis pela educação da criança.
  • Contemporânea. Caracterizada pela divisão dos papéis entre o homem e a mulher; a mulher atua como chefe da família.
  • Real. Constituída pelo rei e/ou rainha, e seus descendentes.
  • Sagrada. Constituída pela tríade cristã representada por José, Maria e Jesus.
  • Monogâmica. Organização familiar composta por um homem e uma mulher em relacionamento hétero, a fim de geração de filhos, onde a paternidade é indiscutida, pois os filhos herdam os bens dos pais. Ainda hoje é a forma de unidade social com maior aceitação; a mulher em tese é protegida.
  • Existem outras classificações.

A Bíblia define a família como uma instituição sagrada, organizada por Deus no momento da criação da humanidade.  Ao criar o homem percebeu Deus que não era bom que ele ficasse sozinho, e criou a mulher não apenas para companheira a fim de para eliminar a solidão masculina, mas com a finalidade de relacionamento a fim de se multiplicarem e povoar a Terra[1].

Tempo depois no ordenamento da vida familiar, Deus orienta que o homem ao casar deve construir sua família fora da casa dos pais. Que deixe sua casa, seus pais e com a sua esposa forme família[2].

A família é meio de bênção revela Deus[3]. É uma instituição de amor, porque surgiu de um ato de amor do Criador. Jesus também falou sobre o casamento[4] 
e a organização familiar. Quando se fala de casamento não se pode deixar de fora a família e os cuidados para com a mesma Muitos dos problemas sociais vivenciados hoje é fruto da não valorização da família.

Na Bíblia encontramos Deus tratando a nação de Israel como uma família e isso acontece porque a família vai além do que a descendência biológica, pois também é construída a partir de princípios e valores iguais.


[1] Gênesis 1,28. “E os abençoou, dizendo: – Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão.

[2] Gênesis 2,24 “É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa

[3] Gênesis 12

[4] Mateus 19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *