ESCOLHAS

ESCOLHAS – Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás. Prov. 9,12.

Todos têm livre vontade quanto as suas ações pessoais. Por isso somos chamados a fazer escolhas que construirão o nosso futuro, por isso saber escolher faz a diferença. Por exemplo, alguns escolhem o caminho do mal, enquanto outros escolhe o caminho do bem. No texto bíblico em tela, o sábio Salomão, diz que a própria pessoa é responsável por derrotas e vitórias.

Conhecermos pessoas idosas que vive lamentando as derrotas na vida e agora no envelhecimento procuram insistentemente explicações para as mesmas. Sempre estamos responsabilizado alguém ou alguma coisa por nossos fracassos. Quando não é o clima são as circunstâncias meteorológicas, enfim, o difícil é aceitar a culpa dos nossos erros, principalmente na maturidade.

Certa vez conversando com uma pessoa idosa ela me disse que se tivesse oportunidade nascer novamente não mudaria nada em sua vida. Isso significa a negação dos erros, pois quem nuca errou numa caminha de vida de setenta anos?

Só há uma condição de se chegar ao envelhecimento sem ser aprisionado por sentimento de culpa oriundos dos erros cometidos. É construir a maturidade alicerçada nos conselhos divino; quando isso acontecer, a vida será ajustada e como resultado haverá sabedoria que conduzirá à vitória. Se tomo essa decisão, com certeza, a pessoa beneficiada será eu.

Se preciso descer uma escada de um pavimento para outro à noite, e acendo a lâmpada, sou eu que saio ganhando com a minha decisão, mas se opto por não acender a lâmpada quem vai tropeçar e cair sou eu.

É luz as instruções divinas, pois iluminam o caminho escuro nos fazendo chegar com segurança ao nosso alvo. Sem elas nunca vamos encontra o que procuramos.

Hoje se fala com bastante intensidade acerca da luz das pessoas; quem não ouviu expressões assim: “você me deu uma luz” “você é cheio de luz”, “você é um (a) iluminado (a)”.

No imaginário das pessoas o mundo está cheio de energia positiva e negativa; as pessoas positivas têm luz e as pessoas negativas são tenebrosas e obscuras, por isso que a vida depende de decisões.
Não adianta colocar a “sorte” nas estrelas, nos números ou na caixinha de promessa. Deus nos entregou a capacidade de fazer escolhas na vida terrena. Por essa razão devemos buscar na verdadeira luz a resposta para as nossas escolhas.

Idosos e/ou pré idosos faça o dia de hoje num dia de escolhas sábias. Siga os princípios eternos do Criador e se prepare para ser vitorioso, elas existem, e foram reservadas pelo Senhor Jesus.

Conselho do Ancião. Lembre-se: “se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *