O Poder da Ressurreição.

Texto: João 20:19 “Chegada, pois, à tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.”.

Imagine que você é um dos discípulos de Cristo que, na manhã daquele domingo histórico, tivesse escutado rumores absurdos de uma ressurreição.
Imagine que você tenha ido ao lugar aonde eles O sepultaram.
O que você observaria, esquadrinhando ansiosamente dentro daquela tumba escavada na pedra?

Confúcio alegava saber o caminho da ordem e harmonia entre o céu e a terra.
Buda alegava mostrar o caminho para transcender o sofrimento humano.
Bahai alegava que suas verdades sintetizavam todos os credos do mundo em um.
Tem surgido muitos líderes religiosos na história, e muitas pretensões sobre como achar paz, a verdade final e salvação, mas somente uma religião reivindica uma tumba vazia como seu fundamento.

Por isto é que a ressurreição de Jesus Cristo tem sido uma das crenças mais controversas de toda a história. Não é apenas uma questão do que você sente em seu coração. Não é apenas uma questão de simbolismo religioso ou mito. É uma questão de ter acontecido ou não. É uma questão de evidência histórica.

No mundo hiper científico de hoje estamos inclinados a duvidar de qualquer tipo de alegação religiosa, especialmente as sobrenaturais. Na realidade não vemos ninguém se levantando do túmulo em nossos dias. Tudo que sabemos sobre anatomia e fisiologia simplesmente nos diz que isto não pode acontecer.

Obviamente, a crença na ressurreição de Cristo tem causado um enorme impacto no mundo. Então o que dizer sobre isto?

Existe alguma maneira de saber o que realmente ocorreu durante as primeiras horas daquele domingo depois da crucifixão?
É apenas uma questão de fé?

Nós simplesmente acreditamos que Jesus levantou dentre os mortos porque é isto o que a religião cristã afirma?

Fatos históricos que todos concordam:
1. Depois da crucifixão, Jesus morreu e foi sepultado numa tumba.
2. A morte de Jesus trouxe desespero e desânimo aos Seus discípulos.
3. Os discípulos acreditavam ter presenciado aparecimentos literais do Jesus ressurreto.
4. Como resultado, os discípulos foram transformados de tímidos descrentes em audaciosos proclamadores.
5. A mensagem da ressurreição foi proclamada em Jerusalém, aonde Jesus havia morrido.
6. A Igreja nasceu e cresceu dramaticamente.
7. Paulo e Tiago, irmão de Jesus, dois incrédulos, foram convertidos após verem o que eles acreditaram ser o Jesus ressurreto.

Isto não são apenas declarações de fé. Estes são fatos básicos que todos concordam. Estes fatos são verdadeiros porque Jesus realmente levantou-se da sepultura.

As pessoas estavam proclamando a ressurreição de Cristo em quarenta e poucos anos D.C., enquanto milhares, que tinham conhecido e visto Jesus, ainda estavam entre elas.  I Coríntios 15:3 a 6: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi; que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E apareceu a Chefas, e, depois, aos doze. Depois foi visto por mais de quinhentos irmãos de uma só vez, dos quais a maioria sobrevive até agora…”

 Ele apareceu para Chefas, os doze e mais de 500 dos irmãos que estavam vivos. Aqui está uma declaração bem clara sobre a ressurreição de Cristo e Suas aparições. E o que faz isto especialmente.

A proclamação da ressurreição foi formalizada em um credo nos anos 30 D.C. Então, aonde isto nos coloca?  Diante de Testemunhas que estão disseminando as novas que Jesus ressurgiu dos mortos, logo após o evento em si.

Cristo está vivo. É a mensagem da tumba vazia.
Existe uma tumba diferente em Jerusalém, não contém um corpo. Esta tumba está vazia, porque Jesus Cristo está vivo.

Cada um de nós temos uma decisão a fazer sobre este Cristo. Ele não é apenas uma interessante lição de história; Ele não é apenas uma teoria religiosa atraente. Ele é o Deus Onipotente confrontando-os na carne, demonstrando que Ele tem poder sobre a vida e a morte.

A tumba está vazia: Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;

Ressuscitou para nos garantir a ressurreição: Cl.3:1” Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.”

Subiu para subíssemos: Voltou a glória, para lá chegarmos: Cl.3:4” Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *