Envelhecer com qualidade é ter sucesso. 

EA distância entre o sucesso e fracasso depende da nossa mensuração. Montanhas e depressões estão diante de nós a partir do imaginário das nossas ações. Se olharmos para os obstáculos classificando-os como intransponíveis com certeza haverá dificuldades para transpô-los e não é diferente com o envelhecimento.

É bom lembrar que dificuldade não é fracasso e que o envelhecer por si só, deve ser visto como prova de sucesso. Em alguns momentos pode até se ter a impressão de que o sonho acabou, que não há mais saída, e por mais que haja luta as coisas sempre dão erradas, mas isto não é verdadeiro, é apenas impressão momentânea.

Acredite isso é natural, pois na estrada da vida aprendemos com os erros e os acertos. Sempre foi assim e não será diferente agora.

Um bom exemplo de vida de sucesso foi o de José filho de Jacó. No início de sua vida ele foi literalmente ao fundo do poço por conta da inveja de seus irmãos, esteve na prisão do Faraó e depois se tornou uma referência entre as nações.

Sucesso ou fracasso acontecem a partir das decisões tomadas e isto independe da idade. O que pensar do idoso Jó? Que foi orientado a amaldiçoar a Deus e morrer. Ele não se entregou ao fracasso, diante das maiores dificuldades suas atitudes foram positivas o que o transformou em um idoso de sucesso.

A vontade de Deus é que seu povo, independentemente de idade, seja um povo de sucesso, por isso Ele sempre cria novas oportunidades.

Uma pessoa idosa de sucesso não é aquela que é prospera materialmente, mas aquela que ama a Deus e ao próximo. O sucesso na vida deve ser uma bênção capaz de eliminar mesquinhos e miseráveis pensamentos contra a longevidade, pois é nela que se vislumbram novos horizontes para a construção de uma vida de sucesso.

A recomendação paulina aos tessalonicenses é que “Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco[1].  A Bíblia registra que quando o rei Salomão morreu, seu filho Roboão, tinha 41 anos. Tornou-se rei de Israel por 17 anos, tendo dificuldades para responder os anseios do povo buscou conselho nos anciãos que tinham dado assistência ao seu pai[2].

O texto bíblico mostra que os idosos são chamados para aconselhar os mais novos; os sábios estão sempre tendo sucesso em seus empreendimentos, mas os “sabidos”, por incompetência, fogem do fracasso a todo o momento.


[1] I Tessalonicenses 5,18,

[2] II Crônicas.10,6-7.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *