Encontro Repapi em Estancia/SE

ACONTECEU – Estância, Sergipe – 9 de setembro de 2023. Encontro na Igreja Presbiteriana de Estância em Sergipe Aborda Desafios da Pessoa Idosa na Igreja Atual. Hoje, a Igreja Presbiteriana de Estância, em Sergipe, foi palco de um encontro marcante que reuniu a comunidade presbiteriana para tratar de um tema de relevância crescente em nossa sociedade: a pessoa idosa e os desafios que ela enfrenta na igreja contemporânea. Promovido pelo Presbitério Filadélfia de Sergipe, que é presidido pelo Presbítero Reinaldo Oliveira e tem como Secretário Presbiterial, o Rev. Silas Major,  em parceria com a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, o evento contou como palestrante o Reverendo Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil.

O Encontro ofereceu um espaço rico para reflexões profundas e discussões construtivas. O Reverendo Pinho Borges, conhecido por seu compromisso com a inclusão e a igualdade dentro da igreja, trouxe à tona questões cruciais sobre como a igreja pode melhor atender às necessidades da pessoa idosa em um mundo em constante transformação.

Durante sua palestra, o Reverendo abordou a importância de criar o Grupo Repapi para trabalhar com pessoas idosas, e as pré idosas reconhecendo seus dons e experiências. Ele destacou que, em um mundo cada vez mais digital e rápido, a igreja tem um papel fundamental em garantir que as pessoas idosas não se sintam isoladas ou negligenciadas, mas sim valorizadas e integradas.

Além disso, foram discutidos tópicos como o cuidado pastoral adequado, a promoção de políticas públicas para o envelhecimento que tratem da saúde mental e emocional das pessoas idosas, bem como estratégias para envolvê-las em atividades significativas da igreja.

O encontro foi encerrado com um período de perguntas e respostas, onde os participantes tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com o Reverendo Pinho Borges. O diálogo construtivo que se seguiu demonstrou o compromisso da igreja em abordar as questões da pessoa idosa de maneira séria e eficaz.

Em um mundo que está envelhecendo rapidamente, este encontro na Igreja Presbiteriana de Estância serviu como um lembrete poderoso de que a igreja desempenha um papel vital na promoção da dignidade e inclusão de pessoas idosas.

Espera-se que as discussões e ideias compartilhadas neste evento inspirem ações concretas para melhorar o cuidado e o apoio às pessoas idosas dentro da comunidade presbiteriana e na sociedade em geral do município de Estância.

Os participantes receberam da Secretaria Nacional como brinde o Kit Repapi, composto de 01 exemplar do Estatuto da Pessoa Idosa, 01 Caneta Repapi e 01 Caça Palavra Bíblico. No final foi oferecido um lanche aos participantes.

Núcleo de Produção da Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (Repapi) da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *