Domínio próprio

DOMÍNIO PRÓPRIO – Deus espera que na velhice os seus filhos produzam o fruto do Domínio Próprio.

O Domínio Próprio é a capacidade de gerir os próprios desejos e de se libertar das pecaminosidades. Este fruto capacita a pessoa a negar os desejos carnais, vencer os vícios e maus hábitos que governam a vida.

Muitos são os problemas causados pela falta de domínio próprio. As pessoas de todas as idades se queixam que não conseguem ir ao shopping e sair sem comprar alguma coisa; outras não conseguem emagrecer, tudo isto por uma razão: não possuem domínio próprio. O livro de Provérbios declara: “Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas”.[1] por essa razão que o Fruto do Domínio Próprio é fator chave para vidas vitoriosas.

Epíteto, o filósofo, disse: “Nenhum homem é verdadeiramente livre até que se domine”. Sansão o homem mais forte do mundo morreu porque não tinha o Fruto do Domínio próprio e foi seduzido por Dalila.

Como podemos produzir o Fruto do Domínio Próprio?

Para isto é necessário eliminar da vida a falta de controle em todos os sentidos. Não é porque se é idoso que se pode fazer todas as coisas. Quando se tem Domínio Próprio o passado fica no passado. Paulo escreveu aos filipenses: “Uma coisa eu faço: Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente”.[2]

O passado é como o espelho retrovisor nos veículos, apenas para rápidas olhadas, pois se houver fixação nele com certeza vem prejuízos pela frente.

Thomas Edson, o inventor da lâmpada, declarou: “Não diga que foi um fracasso, diga que foi uma lição. Agora você sabe o que não funciona!”. Na busca ao Domínio Próprio há necessidade de discutir com os sentimentos.Deus não quer que você seja controlado pelos sentimentos, mas que aprenda a desafiar as emoções. Lembre-se Deus dá a capacidade de dizer: não aos sentimentos e aos impulsos.

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber. Autoria: Pinho Borges)


[1] Provérbios 25,28.

[2] Filipenses 3,13-14.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *