Dia da Bandeira do Brasil

Comemora-se o Dia da Bandeira, no Brasil, em 19 de novembro. Essa comemoração remete à atmosfera da instituição da República em nosso país, no ano de 1889. A República foi proclamada em 15 de novembro desse ano, e a nova bandeira, tal como a conhecemos hoje, foi concebida no dia 19 por Raimundo Teixeira Mendes.

A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. Essa importância explica, em grande parte, a urgência dos republicanos em reformularem a bandeira nacional.

“A frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.

A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições. Diferente do que muitos pensam, o Dia da Bandeira não é feriado nacional.

A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Os outros três símbolos nacionais são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.

A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira. Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.

As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal. A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará. A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.

O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *