Cuiabá/MT – Idosa incluída em programas sociais

Carrousel, Últimas Notícias

Após ofício de defensora, idosa em situação de extrema vulnerabilidade é incluída em programas sociais

Após ofício da defensora pública Silvia Maria Ferreira, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá incluiu a idosa N.M.J.S., que possuí sob sua responsabilidade sete netos e um bisneto, sendo apenas um maior de idade, em programas e serviços sociais oferecidos pelo Centro de Referência e Assistência Social Dante Martins de Oliveira.
“Percebemos necessidade de intervenção da rede socioassistencial do município pela situação de extrema vulnerabilidade social em que a família se encontra. O Estatuto da Criança e do Adolescente preconiza a proteção integral à criança e ao adolescente. É dever da família, da sociedade e do poder público assegurar, com absolta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à dignidade, enfim, a efetivação dos direitos humanos”, explicou a defensora.
Ainda conforme Silvia Ferreira, a residência em que a idosa mora com as crianças é alugada e precária. “Ela é viúva e pensionista por morte, as filhas deixaram os netos com ela e as vezes levam roupa e algum alimento, mas nada periódico, o pai de dois dos seus netos está encarcerado, o que deixou a situação ainda mais complicada. Ela fez vários empréstimos e recebe valor irrisório para custear despesas. As crianças estão todas matriculadas e estudando regularmente, mas eles estão passando por muitas dificuldades, ficando muitas vezes sem alimento em casa”.
Frente à solicitação da defensora, a equipe técnica do CRAS realizou visita in loco e emitiu parecer favorável para inclusão da família em processo de acompanhamento e no Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF), bem como para que a secretaria preste assistência alimentícia com uma cesta básica e uma caixa de leite mensal, pelo período de quatro meses, quando será feita nova avaliação. Além disso, solicitou que N.M.J.S. compareça ao CRAS para realizar a inclusão no Cadastro Único pera programas sociais do Governo Federal.

Fonte: Defensoria Pública de Mato Grosso/Gabriela Galvão – Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta