CE-SC/IPB-2021 aprova Relatório da SNPI/2019.

CE-SC/IPB-2021 aprova Relatório da SNPI/2019.

Louvamos e agradecemos a Deus pela oportunidade de servi-Lo como Secretário Nacional da Pessoas Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, e agradecemos ao Concilio pela confiança a mim depositada durante estes anos.
Agradecemos aos Pastores, Conselhos, Presbitérios, Sínodos e as Forças de Integração pelas parcerias sem as quais não seria possível desenvolver trabalhos presenciais e remotos. Com a pandemia os trabalhos remotos tem se intensificados mas graças Deus a missão está sendo realizada.

Agradecemos aos membros da SUBCOMISSÃO X, pelo olhar e a riqueza de detalhes do parecer apresentado. A seguir transcrevemos o Relatório da SUBCOMISSÃO X, que foi submetido ao plenário da CE-SC/IPB-2021 no dia 09.06.2021.

SUBCOMISSÃO X – Forças de Integração – CE-SC/IPB-2021 – DOC.CLV – Quanto ao documento 0 – Oriundo do(a): Secretaria Nacional da Pessoa Idosa – Ementa: Relatório Anual 2019 – Secretaria Nacional da Pessoa Idosa (SNPI). Considerando:
1) Que a Secretaria Nacional da Pessoa Idosa (SNPI) tem por objetivo motivar a criação do trabalho em todas as Igrejas Presbiterianas no Brasil com a finalidade de conscientizar, motivar e preparar as  nossas Igrejas quanto ao trabalho com as pessoas idosas;
2) Que os desafios  para a mobilização das pessoas idosas é uma realidade;
3) Que a REPAPI (Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa), vem desenvolvendo, apoiando e divulgando trabalhos desenvolvidos no Âmbito dos Sínodos, Presbitérios e Igrejas Presbiterianas em todo território nacional com pessoas idosas.
4) Que as redes  sociais têm sido grandes instrumentos usados para estreitar e diminuir a distân35 cia entre os idosos e facilitar o trabalho da SNPI.

A CE-SC/IPB – 2021 Resolve:Tomar conhecimento e aprovar o Relatório do Secretário Nacional da Pessoa Idosa com os seguintes destaques:

1) O excelente trabalho realizado através da REPAPI com diversas atividades em parceria com os Concílios e Igrejas Locais, entre as quais: a) Workshops Regionais com duração de três dias, iniciando na 6a feira à noite, sábado encerrando no domingo durante a EBD, com o propósito de facilitar a interação dos idosos com os pré idosos através de intercâmbio de informações; b) Transmissão de informações sobre os direitos da pessoa idosa; c) Sensibilização da liderança das igrejas para a adequação das instalações e orientação quanto a instalação de Centros de Convivência para pessoas idosas; d) Conscientização sobre o envelhecimento e treinamento de Voluntários e Cuidadores;

2) Encontros Regionais realizados em Igrejas em todas as regiões do Brasil com a finalidade de fomentar e discutir as questões de interesse das pessoas idosas da IPB, capacitação de cuidadores e treinamento de voluntários em conjunto com outras Secretarias de Causas da IPB e Órgãos Públicos.

3) Visitas Localizadas. Chamado de trabalho de “formiguinha“ realizado nas Igrejas da IPB, com a finalidade de divulgar e implementar trabalhos com a Pessoa Idosa através de palestras e distribuição de material de apoio. Acontece em classes conjuntas de EBD e em pregações nos cultos vespertinos.

4) Material de Apoio. A SNPI produziu cartazes, Folders Cartilhas, CD, Banners e já imprimiu e distribuiu 20 mil exemplares do Estatuto do Idoso nas Igrejas Presbiterianas onde os trabalhos foram realizados.

5) Divulgação Midiática. O Blog IDOSONEWS, tem vida bem exitosa atingindo a marca de 318 mil acessos em dezembro de 2019, em mais de 80 países. O site: idosonews.com, tem uma marca de acessos idênticos ao Blog, sendo contudo, mais completo. No Facebook foi atingido mais de 5 mil seguidores. Ainda foram utilizados o WhatsApp, Twitter e Tumblr para a divulgação das atividades.

6) Congressos Regionais. O objetivo é de realizar ainda nesta gestão, dois Congressos em nível regional, nas regiões Sudeste e Nordeste, com a finalidade de conscientização para melhor qualidade de vida da pessoa idosa.

7) Projeto Desenvolvendo o Voluntariado. Com o objetivo de treinar idosos e pré-idosos para lidar com pessoas idosas da igreja e da vizinhança através de visitas e acompanhamento sem perder o caráter Evangelístico.

8) Voto de apreciação ao Secretário pelo excelente trabalho realizado no período, pelo relatório detalhado e completo de todas as suas ações totalizando 104 páginas.

9) Louvor e gratidão a Deus pela providência e cuidado com os amados irmãos presbiterianos de idade mais avançada.”

A Deus toda glória.
Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *