Bahia – Idoso é localizado após 5 anos de buscas para receber pagamento

Após cinco anos de buscas, trabalhador idoso é localizado para receber pagamento
Publicado por Portal Nacional do Direito do Trabalho.

Após cinco anos de intensas buscas, a Vara do Trabalho de Euclides da Cunha obteve sucesso na localização de um trabalhador idoso que deveria receber dinheiro de uma ação judicial, mas não se lembrava. José Francisco dos Reis, 68 anos, morador da cidade vizinha de Tucano, no sertão da Bahia, abriu o processo em 2004 contra uma empresa de terraplenagem onde havia sido empregado. Houve a decisão e, em outubro de 2013, foi determinado a liberação do crédito.
Como Reis não tinha advogado, o oficial tentou encontrá-lo no endereço informado, uma propriedade na zona rural de Tucano, mas sem êxito. Moradores locais também não o conheciam. Em seguida, a Vara usou a tecnologia, recorrendo a uma pesquisa no Bacen-Jud (sistema eletrônico viabilizado num convênio entre o Banco Central e o Judiciário), mas novamente sem resultado. Também mandou ofícios, em 2015, às emissoras de rádios da região, para divulgação, e não conseguiu nenhum retorno sobre o paradeiro do trabalhador. Naquele mesmo ano realizou novas pesquisas via Serpro e Bacen-Jud, todas infrutíferas.
Em maio de 2018, o diretor adjunto da vara, Ramon Silva Martins, consultando os documentos do processo, percebeu que na audiência o trabalhador havia apresentado uma testemunha cujo endereço ficou anotado. Essa pessoa foi notificada para informar a localização de Reis, que finalmente soube do valor à sua disposição. Ele compareceu à vara nesta sexta e recebeu autorização para levantar o crédito, que será devidamente corrigido pelo banco.
Fonte: Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *