1ª João 1, verso 7. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
Queridos. A luz na Bíblia é símbolo da presença ativa de Deus. Andar na luz significa viver na verdade, na transparência e no relacionamento contínuo com Deus e com o próximo. Em 1ª João, encontramos um versículo cheio de riquezas espirituais, que nos apresenta três marcas de quem anda na luz, comunhão, perdão e purificação.
Luz é Comunhão. Pois nela “temos comunhão uns com os outros.” A primeira evidência de alguém que anda na luz é o relacionamento restaurado com o próximo. A luz de Deus não nos isola, ela nos aproxima. Quando andamos na luz, deixamos as máscaras e barreiras. Passamos a viver em verdade, humildade e companheirismo cristão.
Imagine uma sala escura onde várias pessoas estão andando. Elas se esbarram, tropeçam umas nas outras, não se reconhecem. Mas quando a luz é acesa, tudo muda, os rostos se tornam visíveis, os caminhos se abrem, o contato é verdadeiro. Assim é a comunhão na luz. Andar na luz é mais do que ir à igreja, é viver em relacionamentos sinceros, onde há perdão, apoio mútuo e crescimento espiritual conjunto.
Luz é Perdão. Andar na luz envolve viver em um ciclo constante de arrependimento e perdão. O perdão não é uma exceção, é a regra para quem caminha com Deus. “…e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” Mas antes do sangue purificar, a comunhão precisa existir. E comunhão só se mantém se houver perdão constante.
Um rio só permanece limpo se a água for renovada constantemente. Se a sujeira se acumular, o rio se torna um pântano. Assim também a comunhão, sem perdão, ela estagna e apodrece. Mas com perdão diário, tudo se renova. O perdão é o “óleo” que impede os atritos dos relacionamentos de se transformarem em feridas profundas.
Luz é Purificação. A frase, “e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado” é um lembrete poderoso. Note o “e”. Ele liga comunhão e perdão à purificação. Ou seja, não há vida limpa diante de Deus sem andar na luz. Andar na luz é viver uma vida purificada continuamente. O sangue de Cristo não nos purificou apenas uma vez, mas nos purifica, em tempo presente e constante.
Pense em uma janela de vidro que é constantemente exposta à poeira e à chuva. Para manter a visão clara, é necessário limpá-la com frequência. Assim é o nosso coração, precisa da ação purificadora do sangue de Jesus todos os dias.
Queridos. Andar na luz é viver em Comunhão verdadeira, sem máscaras. Só o Perdão constante, que sara e restaura. A Purificação contínua é pelo sangue de Cristo. Quem vive na luz de Deus, vive em paz com os irmãos, em santidade diante de Deus e com o coração limpo pela graça.
A luz, Jesus, nos livra das trevas do egoísmo, da mágoa e do pecado. Ensina-nos a viver em comunhão verdadeira, a perdoar como fomos perdoados, e a depender do sangue de Jesus para sermos purificados a cada dia. amém.
Ministração Rev. Pinho Borges/
Locução Fábio Virtual / Não esqueça de se inscrever no Canal Pinho Borges no YOUTUBE, e acompanhe diariamente as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges.
