12.08.2018 – Encontro da Terceira Idade em São Luiz/MA.

Carrousel

No sábado(12), o Rev Pinho Borges, Secretário Nacional da Terceira Idade ministrou palestras no Encontro da Terceira Idade organizado pela Secretaria da Terceira Idade da Confederação Sinodal de SAFs do Maranhão , que aconteceu nas instalações da Igreja Presbiteriana Renascença em São Luiz situada na Rua Quéops no bairro de Renascença em São Luiz/MA e é pastoreada pelo Rev Adenauer Lima, auxiliado pelo Rev. Tarcizio Carvalho.

São Luís é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses, no dia 8 de setembro de 1612, posteriormente invadida por holandeses e por fim colonizada pelos portugueses.Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar, no Golfão Maranhense. O município tem uma população de 1,091,868 habitantes (IBGE/ 2017), o que o faz o município mais populoso do Estado do  Maranhão. Possui uma área é de 831,7 km².
Dados divulgados pelo IBGE/2016, registram que o município de São Luiz tem aproximadamente 80 mil idosos.
Nossa viagem para São Luiz aconteceu na quarta feira (09), saindo de Recife com uma conexão em Belém do Pará e  no aeroporto fomos recepcionados pelo Rev Adenauer Lima e esposa que nos transportou até a  residencia do casal Rose e Eli Medeiros, onde eu e minha esposa Dena Borges ficamos hospedados.
Na quinta feira pela manhã saímos de São Luis de ônibus e fomos visitar os Lençóis Maranhense em Barreirinhas/MA que dista de São Luis 250 km por terra percorridos em quatro horas.
Foram momentos inesquecível de passeio proporcionado pelo Confederação Sinodal de SAFs do Maranhão em conjunto com a IPB Renascença.
Chegando por volta das 13h em Barreirinhas e fomos hospedados no hotel  reservado pela organização do Encontro da Terceira Idade. Na tarde da quinta feira visitamos as Dunas e suas lagoas. Uma verdadeira aventura desde a trilha inundada com locais em que a água atingia uns 15 centímetros do para-brisa de uma Hilux adaptada, às dificuldades para subir, descer e as dunas para mergulhar na Lagoa Azul. Mas valeu o sacrifício.
Na sexta feira pela manhã fizemos um passeio de barco pelo Rio Preguiça e visitamos as comunidades ribeirinhas de Vassouras, Mandacaru e Caboré uma experiencia impar.O retorno para São Luis aconteceu na tarde/noite da noite da sexta feira. No sábado pela manhã teve inicio o Encontro da Terceira Idade, após o credenciamento, aconteceu um momento cívico e saudação pela presidente da Sinodal Sra. Eumarisa Martins, seguido de um momento devocional com uma reflexão pelo Rev. Tarcizio Carvalho, Pastor auxiliar do Rev . Adenauer.

As 10 horas começaram as palestras temáticas.
Palestra 1 – Ministrada pelo Rev. Pinho Borges secretário Nacional da Terceira da Igreja Presbiteriana do Brasil e versou com a temática: Envelhecimento e daí?

Palestra 2 – Ministrada pelo Dr José Augusto Leite Juiz de Direito da Comarca de Rosário/MA  e tratou dos Direitos da Pessoa Idosa.

Após a palestra 2 foi servido almoço nas dependências do templo a todos os participantes numa cortesia da Sinodal do Maranhão. Às 14 h teve inicio a segunda devocional  com o Momento Ana e em seguida as palestras finais

Palestra 3 – Ministrada pelo Sra. Eumarisa Martins, Presidente da Sinodal Maranhão  coma temática : Felizes em todas as estações.

Palestra 4 – Ministrada pela enfermeira Camilla de Farias que abordou a temática: Saúde na Terceira Idade.

Palestra 5 – Ministrada pelo Rev. Pinho Borges secretário Nacional da Terceira da Igreja Presbiteriana do Brasil com a temática: Paulo e o Envelhecimento.

Às 17 horas como sempre foram entregues os “mimos”, incluindo o Kits oferecido pela Secretaria Nacional composto de um exemplar do Estatuto do Idoso, uma caneta Repapi e uma Caça Palavra Bíblico a todos os participantes.

O último momento do Encontro da Terceira Idade da Sinodal de SAFs do Maranhão o Coffee Break.

 

 

No domingo, o Rev. Pinho Borges, ministrou a Palavra em Classe Única da Escola Dominical, encerrando a sua participação com preletor em São Luiz. A noite participamos do Culto Vespertino na IPB Renascença e do jantar preparado para homenagear as Mães da Igreja.  À 4h:30 da segunda feira, fomos levados para o aeroporto de São Luis pelo Rev Adenauer para retorno ao Recife onde chegamos as 8h10mim.

 

Agradecemos a Deus pela oportunidade de realizar o trabalho em São Luiz. A Confederação Sinodal de SAFs do Maranhão (Eumarisa Martins). A Secretária da Terceira Idade (Rose Medeiros). A Igreja Presbiteriana Renascença (Presb. Eli Medeiros) e a todos que proporcionaram nossa estada no Maranhão.

Deixe uma resposta