Envelhecer com qualidade é revitalizar os dias

Envelhecer com qualidade é revitalizar os dias

Revitalizar é uma palavra moderna e é aplicada para exprimir a ideia ou ação relacionada com mudar, transformar, vitalizar, revigorar, entre outros. Deus é o Supremo Criador e nos criou a Sua imagem e semelhança além de nos capacitar com a inteligência por isso não se deve aceitar a velhice como a época da inutilidade. A pessoa idosa não deve rejeitar as ofertas de ações que lhe são propostas, pois “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças”[1].

O importante é não deixar o corpo e a mente em estado estático, nada mais saudável do que uma revitalização na vida. Uma forma simples de revitalização é o voluntariado. Há uma pesquisa realizada nos Estados Unidos que mostra o trabalho voluntário como um instrumento de melhoria de vida no processo de envelhecimento.

O envelhecimento teve origem na desobediência do homem, mas Deus em sua misericórdia permite, ao mesmo, longevidade. O homem deveria ter morrido após pecar, mas Deus em seu amor liberou a existência que deve ser recebida com ação de graça “Pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com ações de graças[2]. Portanto, alegrai-vos por ter chegado à maturidade mesmo diante das limitações.

Os vencedores sempre trafegam por caminhos revitalizados para chegar ao sucesso e a Bíblia garante que Deus premia os vitoriosos[3] com ausência de morte espiritual.

A revitalização da vida vai permitir a pessoa idosa andar com seus próprios pés como se costuma dizer no cotidiano, embora haja ciência que o passar dos anos cria limitações de todas as ordens, mas, isso não é motivo para o idoso parar no tempo e acomoda-se.

Nos últimos anos o Estado, enquanto sociedade organizada, desenvolve políticas públicas a fim de oferecer melhor qualidade de vida às pessoas idosas. O que o Estado político está procurando fazer não é novidade, pois a Bíblia mostra que Deus faz isso na criação quando dotou o homem com a longevidade eterna que infelizmente foi perdida com o pecado.

É propósito do Criador que a humanidade tenha boa qualidade de vida física, psicológica e espiritual para se sentir feliz, como revela o texto do primeiro Salmo da Bíblia:

Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”

Aqueles que revitalizam a vida, hoje com certeza, terão menos problemas no amanhã principalmente diante do excludente contexto da globalização. É importante pensar na revitalização da vida como um processo que ocorre no cotidiano e aqueles que excluem a si mesmo sofrerão muito mais do que aqueles que são excluídos pelo sistema.

O mundo é a grande escola da vida com múltiplas opções e oportunidades, onde o saber escolher faz uma grande diferença principalmente para quem deseja revitalizar a vida e ser vitorioso.

Alguém já disse que “viver é uma arte”. Se da pedra inanimada, Michelangelo fez surgir uma obra esplêndida: a escultura ‘David’. Porque da ‘pedra vida’, não pode suscitar a arte da vida na humanidade? Quem revitaliza busca melhor qualidade e isto é uma arte. Por exemplo: antes de colocar um imóvel usado à venda se faz a revitalização do mesmo com o intuito de alcançar um melhor preço de venda; as imobiliárias para incentivar as vendas montam até um apartamento decorado que aos olhos dos interessados é a coisa mais linda já vista.

Lembre-se! Após revitalizar a sua vida Moisés enfrentou todos os desafios que surgiram em sua frente. Nunca esqueça que o Criador da sua vida está no comando de todas as coisas. Na busca da revitalização dificuldades ocorrem, mas se a necessidade é justa não tem por que se acovardar, pois o seguimento da pessoa idosa está amparado pelo Estatuto do Idoso, pelas Delegacias de Proteção do Idoso, pelos Conselhos (Federal, Estadual e Municipal), assim como dos Centros Integrados de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPPI).

(Extraído do livro: Envelhecimento. O que todos precisam saber.

Autoria: Pinho Borges)


[1] Eclesiastes. 9,10.

[2] 1º Timóteo. 2,4.

[3] Apocalipse 2,7.  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *