Vacina não aplicada nega o direito a saúde a idosa.

Vacina não aplicada nega o direito a saúde a idosa.

O caso da idosa enganada ao ser vacinada em Maceió, capital do estado de Alagoas que teve repercussão nacional é um caso de violência institucional contra a pessoa idosa. Uma servidora municipal sem nenhum escrúpulo, pois estava sendo filmada, finge aplicar a dose da vacina contra Covid-19 em uma idosa.

No Capítulo IV. Do Direito à Saúde. Art. 15: “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos”.

Em nota, a prefeitura de Maceió, confirmou o afastamento da servidora e mudou os protocolos de vacinação para evitar casos semelhantes acontecem. Só que ficam um mundo de dúvidas em outras. Quantas pessoas idosas foram enganadas no ato da vacinação?  Teria a mesma agulha sito utilizada em diversas pessoas?  A prefeitura vai convocar os idosos vacinados antes de descoberta da farsa para testar se estão imunes ou não?
Espero que o ministério público da Alagoas seja bastante rigoroso na apuração deste evento, pois é um crime contra a saúde dos idosos.

Leia o que diz a LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003 (Estatuto do Idoso) em seu Art. 97.Deixar de prestar assistência ao idoso, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, em situação de iminente perigo, ou recusar, retardar ou dificultar sua assistência à saúde, sem justa causa, ou não pedir, nesses casos, o socorro de autoridade pública: Pena – detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano e multa. Parágrafo único. A pena é aumentada de metade, se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte.”

Em nota a prefeitura divulgou que a partir do caso. “O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”.

NÃO ESQUEÇA. Antes de ser vacinado peça para ver a agulha e seringa com a dose. Após a vacinação verifique se a mesma está vazia. Se possível filme e qualquer irregularidade denuncie à polícia. (Rev. Pinho Borges)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *