24.03.2018 – Sínodo de S. Paulo

O Rev. Pinho Borges, Secretário Nacional da Terceira participou como palestrante no Encontro da Terceira Idade do Sínodo de São Paulo, aconteceu no dia 24 de março nas instalações da Igreja Presbiteriana de Pinheiros na cidade de São Paulo, que é pastoreada pelo Rev. Arival Dias, e teve a coordenação do Presb. Josmar, Secretário Sinodal da Terceira Idade.
O eventos começou com um café da manhã e contou com a participação de irmãos dos presbitério de Cotia, Pinheiros, Oeste Paulistano e Bandeirantes
No horário da manhã, após a devocional dirigida pelo Rev. Nisan Baia, o Rev Pinho Borges, Secretário Nacional ministrou a palestras Construindo a Repapi – Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa em seguida o Dr. Francimar Vital ministrou a palestra Cuidados com o coração.
E antes do almoço que foi servido nas instalações da igreja, o Rev. Pinho Borges falou sobre o Estatuto e os direitos da pessoa idosa.
As palestras da tarde foram ministrada pelo Tenente Sales, do Corpo de Bombeiros) que tratou dos Cuidados com as quedas, e pelo Rev. Pinho Borges, sobre:Idoso sim. Velho Não.
Os participantes receberam o kit com um exemplar do Estatuto do Idoso, um Caçar Palavra Bíblico e uma caneta Repapi.

O trabalho presbiteriano em Pinheiros iniciou-se em julho de 1902. Alguns irmãos da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo (Bairro de Campos Elíseos), conhecidos como “Esforçadores Cristãos” vieram até Pinheiros para distribuir folhetos e convites para os trabalhos de evangelização que iniciavam no bairro.
As primeiras reuniões foram realizadas em uma sala de aula de uma Escola Pública, conseguida pela influência de um comerciante do bairro que simpatizava com o trabalho evangélico. Houve perseguição por parte de moradores e o trabalho mudou-se para uma sala em frente à Igreja Católica do Largo de Pinheiros, cedida com o apoio de policiais do bairro. A perseguição romana era grande, mas um irmão, convertido no bairro, cedeu uma das salas de sua casa para a realização quinzenal dos cultos.

Em 08 de julho de 1906, uma Comissão Especial, nomeada pelo Presbitério de São Paulo,  organizoua a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, com 17 membros professos e seus filhos menores.

Em 22 de julho de 1913, na Rua Fernão Dias 565, iniciou-se a construção do templo – Casa de Oração – cuja pedra fundamental foi lançada no dia 14 de setembro de 1914, em culto solene com a presença das principais lideranças da IPB na época. No dia 02 de julho de 1922 o templo foi consagrado.

A Igreja Presbiteriana de Pinheiros foi a mãe de várias igrejas na região, inclusive igrejas de outras denominações: I.P. Betânia, I.P. Betel, I.P. Filadélfia (Cotia), I.P. Granja Viana, IPI Vila Sonia, IP Metodista de Pinheiros, isto até meados de 1.950.

Em setembro de 2010, a Igreja mudou-se para uma moderna instalação localizada na Avenida das Nações Unidas, 6151 – junto a Ponte da Cidade Universitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *