Significados do Natal para mim.

Significados do Natal para mim.

Aconselho a leitura do texto de Lucas 2:7 – E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. 2,11 – “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. 2,12 – “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.

INTRODUÇÃO – Ao entrar em qualquer Shopping center nesta época quem não fica deslumbrado com os efeitos produzidos pelas luzes, que embeleza imensos pinheiros enfeitados com caixas embrulhadas em papéis multicoloridos. Árvores de Natal ladeadas por manjedoura e presépios. Homens vestidos de vermelho, com longas barbas brancas, gorro vermelho na cabeça e sacos vermelho nas costas. Percebemos que cada ano que se passa as representações se tornam mais confusas, a ponto de o significado do Natal estar cada vez mais sendo esquecido em detrimento dos novos personagens que compõem esta nova história: Papai Noel, Mamãe Noel, luzes, enfeites, presentes, comércio, banquetes etc.

Nada contra isso, até porque eu gosto das celebrações natalinas. Guardando as devidas proporções no nascimento de Jesus, o Cristo, as circunstâncias também não foram diferentes. O fato que mudou a história aconteceu na periferia de uma pequena vila, e os personagens mais próximos eram pastores de ovelhas, e um misterioso coro celestial. O primeiro Natal de Jesus não teve a opulência de hoje, mas, teve luz (a estrela). Teve presentes (dos magos). Teve deslocamento (pastores e magos). Teve louvor (o Coro angelical). O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando de nós: o LOUVOR!

Quero compartilhar com vocês alguns conselhos baseados no Natal de Jesus.

Conselho 1 – Abra a porta do seu ser e dê lugar a Cristo. No Evangelho temos a narrativa que não havia lugar para o Filho Deus em toda Belém.
Ninguém foi capaz de oferecer abrigo em sua casa um casal, cuja mulher estava gravida. E assim perderam a oportunidade de ter presenciado o nascimento do Messias.
A cidade estava cheia de visitantes respondendo a convocação do recenseamento e com certeza os comerciantes estavam mais preocupados com os lucros que poderiam ganhar naquele momento do que hospedar um casal em suas preocupações gestacionais.
Enfim, ninguém tinha um lugar para acolher ao Messias, o rei Salvador, o Filho de Deus.
Por isso lhe aconselho. Tenha vaga para Deus nos seu projeto de vida não Lhe dê apenas o que sobra.

Conselho 2 – Nunca esqueça que nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Jesus é chamado de Salvador. É importante entendermos como o nosso Salvador nos vê: “Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.” (Mt 9:36).
Diante das nossas fraquezas e necessidades ele propõe-se a ser o nosso Salvador e Libertador.
Jesus, nosso Salvador te chama: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, que consiste nas fiéis misericórdias”.(Is 55,3).
Aconselho aceitar que Jesus, é o salvador, ainda diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”. Mt. 11,28.

Conselho 3 – Viva de forma simples. Lc 2,12 – “E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta em faixas e deitada em manjedoura”.
O filho de Deus, não nasceu em palácios, e sim num lugar simples, numa manjedoura. A manjedoura nos mostra que nosso relacionamento com Deus, baseia-se na simplicidade.
Em Lucas 10,21 Jesus fala sobre a necessidade de simplicidade e humildade na relação com Deus: “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos…. ”.
A manjedoura é um símbolo da simplicidade. Precisamos ser simples em nosso relacionamento com Deus, e com as pessoas.
No mundo de hoje, há muitas pessoas apegadas a coisas como carro, dinheiro, propriedades etc.
Aconselho a ser simples, pois o homem simples está mais apegado a Deus. Ele pode até ser próspero, mas seu coração está no Reino de Deus.

j3. CONCLUSÃO – O fato que mudou a história. O Natal de Jesus não teve a opulência de hoje. Mas, teve luz (a estrela). Teve presentes (dos magos). Teve deslocamento (pastores e magos). Teve louvor (o Coro angelical).

Para mim Natal significa. Abrir a porta do nosso ser e dar lugar para Cristo.
Para mim Natal significa. Que tenho um salvação.
Para mim Natal significa. Vida de maneira simples.

Neste Natal, o maior aniversariante está esperando receber o seu presente. O mais importante dos presentes! Aliás, o único que O Aniversariante continua esperando de nós: o LOUVOR!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *