“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes.” (Salmo 92, versos de 12 a 14).
Queridos. O salmista, inspirado por Deus, compara o justo a uma palmeira. uma árvore que impressiona pela sua resistência, beleza e capacidade de frutificar abundantemente. Assim como a palmeira, também os servos de Deus, especialmente na maturidade da vida, são chamados a florescer e frutificar, manifestando a glória do Senhor em todas as fases da existência.
Olhando para o exemplo da palmeira, somos convidados a refletir sobre a missão das pessoas idosas na igreja e na sociedade. A Palmeira é Notada pelos Seus Muitos Frutos, ela pode ultrapassar 60 metros de altura, carrega cachos com mais de 200 frutos. Ela se ergue em direção ao sol, e não esconde sua produtividade. Assim deve ser a vida do cristão idoso. Erguer-se para Cristo, buscar cada vez mais a luz da sua presença, e frutificar abundantemente o avançar dos anos, dando testemunho vivo de que Deus é fiel.
A maturidade espiritual não se mede por palavras bonitas, nem apenas por memórias do passado, mas pelos frutos atuais. Frutos de amor como a paciência, a sabedoria, a fé, o serviço e a esperança edificam a nova geração, testemunham às famílias, e abençoam a igreja.
A espiritualidade no envelhecimento se mede pela frutificação visível. Por exemplo. O idoso que ora é fruto. O idoso que aconselha é fruto. O idoso que encoraja, ensina e ama é fruto! “Pelos frutos os conhecereis”.
Você sabia que dentro do Coração da Palmeira a Água da Mais Alta Pureza?Outra característica impressionante da palmeira é a água pura e rica que existe dentro de seu fruto. Assim também, dentro do coração do idoso crente deve haver fontes de água viva. No nosso interior não deve ter água estagnada da mágoa, do saudosismo ou da resignação, mas águas de pureza, renovação e esperança, que fluem do Espírito Santo. Jesus disse, “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”.
O coração do idoso que caminha com Cristo transborda palavras de vida que animam. Transborda Palavras de fé, que consolam. Transborda Palavras de sabedoria, que orientam.
Em um mundo que muitas vezes despreza os mais idosos, a igreja reconhece que nos corações maduros habitam fontes preciosas de vida espiritual. O Salmo 92 é explícito, “Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes”. Isso significa que, o envelhecer não é tempo de inutilidade, mas de produtividade espiritual. O idoso não é, e nunca será um peso para a igreja, mas é um poderoso instrumento de bênção.
O vigor não é apenas físico, mas principalmente espiritual, por isso o justo floresce mesmo em tempos difíceis, mesmo em tempos de limitação física. E isso acontece porque seu sustento vem do Senhor!
Queridos idosos, sejam como a palmeira! Continuem se erguendo para Cristo. Continuem produzindo frutos que glorificam a Deus. Continuem sendo fontes de água viva para esta geração. A igreja precisa do perfume da sua experiência, da força da sua fé, da doçura do seu amor. E que todos nós, de todas as idades, lembremos, “Na velhice ainda darão frutos”.
Portanto sejamos fiéis hoje, para que amanhã sejamos palmeiras que florescem eternamente para a glória de Deus! Amém!
Ministração Rev. Pinho Borges / Locução Fábio Virtual /Acompanhe diariamente no YOUTUBE, as inspiradoras reflexões do Rev. Pinho Borges, no Canal Pinho Borges.
