Rev. Sebastião Moura: um guerreiro de 100 anos


“Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze. Tu me dás o teu escudo de vitória; tua mão direita me sustém; desces ao meu encontro para exaltar-me”. Salmo 18,34.

A longevidade é uma benção de Deus Criador. Na Bíblia encontramos que é Deus que acresce os nossos dias. Na qualidade de Secretário Nacional da Pessoa Idosa da Igreja Presbiteriana do Brasil, quero prestar aqui, em nome da Secretaria Nacional da Pessoa Idosa, uma singela homenagem ao Rev. Sebastião Moura.

Sebastião Albuquerque de Moura, nasceu em Gravatá, no Agreste pernambucano, no dia 15 de fevereiro de 1923. É o primeiro filho dos 10, do Casal Elpidio Ildefonso de Moura e Antonia Januária de Albuquerque.

Vida acadêmica – Estudou no “Colégio 15 de novembro”, em Garanhuns/PE. E, sentiu-se chamado ao Sagrado Ministério, e continuou seus estudos no “Seminário Presbiteriano do Norte”, em Recife/PE. Além do curso de Teologia, é formado em Ciências Contábeis, Filosofia e Relações Pública.

Vida sentimental e familiar – Quando seminarista, foi trabalhar na Igreja Presbiteriana de Vitória de Santo Antão/PE, e lá conheceu a jovem Noêmia de Barros Santana, com quem casou em fevereiro de 1956, (ele com 33 anos, ela com 20). Tiveram 6 filhos (todos evangélicos ligados a IPB).

Vida Ministerial – Pastoreou as Igrejas Presbiterianas de: Barreiros; Cabo de Santo Agostinho; Água Fria; Congregação de Santo Amaro; Peixinhos; Artur Lundgren e Areias, todas em Pernambuco. Como jubilado, atuou como “pastor colaborador” nos ministérios dos pastores: Revs. Jaime Áureo, Irineu Neto e Gedeão Ferreira, na IPB Areias, onde é Pastor Emérito.

Vida profissional – foi professor de Ciências Contábeis, no Colégio Heróis da Restauração, e funcionário da Prefeitura Municipal do Recife, como Fiscal de Rendas.

Somos gratos a Deus, pela vida do Rev. Sebastião Moura, que no dia 15 de fevereiro, completou 100 anos, e rogamos ao Criador que continue o bençoando com a benção da longevidade, juntamente com toda a sua família.

Agradecemos, filha Renilze Ferreira, esposa do Rev. Gedeão Ferreira pastor da IPB Tejipió/Recife, pelas informações. A Deus toda Glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *